Polícia

Comandante da PM, Coronel Coutinho fala sobre ações de combate às facções criminosas

Joilson César / BNews
Ações da PM obtveram redução de 4,5% das mortes violentas  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews

Publicado em 19/07/2023, às 14h50   Bruno Guena / Natane Ramos


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) apresentou, nesta quarta-feira (19), as ações tomadas pela polícia militar para combater a criminalidade. O encontro ocorreu no  Centro de Operações e Inteligência (COI), no CAB, e contou com a presença do Comandante da PM, o coronel Paulo Coutinho.


Ao Bnews, o Coronel Paulo Coutinho falou sobre o depoimento das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) e da atuação da Polícia Militar. “Eu não tenho muita coisa a falar, a não ser levar as informações da nossa situação na condição de comandante geral da corporação, que tem sido sempre regida dentro da legalidade e cumprindo as determinações judiciais. É isso que nós vamos explanar em Brasília e deixar bem claro que a Polícia Militar, não só a Polícia Militar da Bahia, mas o estado como um todo, existe um protocolo que é muito positivo pensando, sempre, nessas reintegrações e a preservação da vida em primeiro lugar”, declarou Coutinho.


O encontro também contou com a presença do secretário Marcelo Werner, e discutiu o auxílio do Reconhecimento Facial para a apreensão de criminosos, e como a tecnologia vem contribuindo no trabalho de segurança e manutenção da PM.


Segundo o balanço do primeiro semestre de 2023, houve uma redução de 4,5% das mortes violentas, por homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte, quando comparado ao mesmo período do ano passado.


O Comandante da PM destacou as ações que estão sendo tomadas pelos policiais em casos de facções criminosas para reduzir os confrontos.


“Estamos atuando de forma muito enfática com relação às inteligências e integração das forças, trocando informações diuturnamente. Isso tem tido saldos muito positivos não só na capital mas no interior do Estado. Como ontem, nós tivemos operação na região do Recôncavo, onde, infelizmente, seis criminosos tombaram em confronto com policiais militares. E essa vai ser a tônica, levar sempre uma maior tranquilidade às ruas, na defesa da nossa sociedade”, concluiu o coronel.

Werner parabenizou o serviço realizado pelos profissionais, que registrou uma redução de 14,9 % no índice de feminicídios, e o recorde registrado de apreensões de fuzis, durante as ações das forças de segurança.


“O nosso principal objetivo é preservar vidas. Os policiais e bombeiros trabalham incessantemente com essa meta. Parabenizo todos os servidores pelos recordes em apreensões de fuzil e prisões pelo Reconhecimento Facial, além da diminuição das mortes violentas”, concluiu Werner.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp