Coronavírus

Seap avisa que suspensão de visitas “irá perdurar enquanto for necessário à proteção dos internos”

Reprodução/ Seap-BA
A Secretaria destacou que a própria Defensoria mantém o funcionamento presencial interrompido temporariamente por causa do risco de contaminação pela Covid-19  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Seap-BA

Publicado em 23/09/2020, às 20h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap) se manifestou, na noite desta quarta-feira (23), após a Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) entrar com uma ação judicial que solicita a retomada das visitas às penitenciárias baianas, interrompido por causa da pandemia do coronavírus. A Seap defende a manutenção da suspensão das visitas e destaca que a própria Defensoria mantém o funcionamento presencial interrompido temporariamente por causa do risco de contaminação pela Covid-19. 

“A Seap entende as dificuldades do isolamento, que é uma medida necessária para superarmos a contaminação epidêmica, porém, faz-se necessário a suspensão das visitas presenciais de familiares e amigos aos presos, como também da doação de alimentos e materiais de higiene. Para suprir a falta desse contato familiar e social com os presos, as unidades estão promovendo outras formas de socialização através de vídeo visita, chamada de áudio e carta”, diz a Secretaria.  

O órgão lembra que o momento é delicado e alega que tem se esforçado para minimizar as dificuldades e restrições causadas pela pandemia. Também afirma que a suspensão das visitas é reanalisada há cada 15 dias pelo Comitê Interinstitucional, que tem a DPE-BA como um dos membros, e “irá perdurar enquanto for necessário à proteção dos internos”.  

A instituição frisa que os familiares não precisam se preocupar com a alimentação e medicação dos presos, pois isso é função do Estado e, desde o início da restrição das visitas, ‘a Seap colocou uma refeição a mais na alimentação deles’. 

“A Bahia foi um dos poucos estados brasileiros que tardou a chegada da contaminação do coronavírus nas unidades prisionais. Foram mais de nove semanas sem nenhum caso entre servidores e internos, graças ao grande esforço realizado por todos, presos, familiares e servidores, hoje na Bahia, não temos nenhum preso ou servidor em tratamento médico-hospitalar, em consequência da Covid-19”, finaliza.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp