Polícia

Crime ambiental: Coppa prende homem em flagrante por pesca com explosivos na Ilha de Itaparica

Divulgação/Coppa
Homem foi preso durante a Operação Carapeba, da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa)  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Coppa

Publicado em 19/12/2023, às 18h05   Cadastrado por Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

Mais um crime ambiental foi flagrado em uma praia baiana nesta segunda-feira (18). Desta vez, a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), durante operação conjunta com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), identificou um homem praticando pesca com explosivos, na localidade de Mocambo, na Ilha de Itaparica.

Intitulada Operação Carapeba, a ação visa combater a atividade de pesca predatória com uso de explosivos. Na ocasião, uma guarnição da Coppa, juntamente com uma equipe do Inema, realizava o patrulhamento náutico quando localizou um suspeito que praticando a atividade ilegal de pesca com explosivos, na praia conhecida como Ponta do Mocambo.

Conforme previsto no artigo 35, da Lei 9605, "pescar mediante a utilização de: I - explosivos ou substancias que, em contato com a água, produzam efeito semelhante; II - substancias tóxicas, ou outro meio proibido pela autoridade competente" é considerado crime ambiental, que pode levar à pena de um a cinco anos de prisão.

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM-BA também foi acionado e conduziu a técnica de manejo para a inativação dos explosivos utilizados na ação. Com o suspeito, foram apreendidos três artefatos explosivos já utilizados, apetrechos associados a uma prática proibida de pesca, além de uma embarcação.

A ocorrência foi finalizada com a emissão do auto de prisão em flagrante do suspeito no Departamento de Polícia Federal da capital baiana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp