Polícia

Cuidado: vírus que "rouba" Pix é descoberto

Marcello Casal Jr/ Agçencia Brasil
Vírus foi detectado em contas de clientes bancários brasileiros  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/ Agçencia Brasil

Publicado em 16/09/2023, às 13h54   Cadastrado por Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

A empresa de softwares de segurança, Kaspersky, informou a descoberta de um vírus que rouba contas bancárias através do PIX. Funciona assim: um trojan bancário (um programa disfarçado instalado no celular) consegue trocar a chave Pix durante uma transferência bancária para uma do criminoso.

De acordo com a descoberta, o vírus pode não só alterar o destino do dinheiro, como mudar também o valor da transferência.

Chamado de Brats, o trojan bancário já foi detectado mais de 1.500 vezes de janeiro até o momento, segundo a empresa. A Kaspersky alerta que há risco de a ameaça se espalhar ainda mais.

Este trojan é uma evolução do chamado golpe da mão invisível. O "Br" do nome Brats vem de Brasil —até um momento é uma exclusividade do país. E o "ats" vem da sigla em inglês de sistema automatizado de transferência.

"Este novo trojan, o Brats, não exige que o cibercriminoso esteja em frente ao computador para executar a transferência bancária. O criminoso pode estar na praia enquanto o malware está roubando as pessoas. Isso faz com que eles consigam ganhar no volume", diz Fabio Marenghi, analista de segurança de informação da Kaspersky

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp