Cidades

Dois policiais são baleados durante confronto entre índios e fazendeiros na Bahia

Divulgação/SSP-BA
Os dois policiais teriam sido baleados na quarta (17), em Itamaraju  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SSP-BA

Publicado em 18/08/2022, às 12h47   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Dois policiais militares foram baleados, na tarde de quarta-feira (17), durante um confronto entre indígenas e fazendeiros, na zona rural de Porto Seguro, no sul da Bahia. Eles foram socorridos, encaminhados para unidades de saúde e passam bem.

Em nota, a Polícia Militar informou que desde o conflito por terra entre indígenas e fazendeiros rurais teve início, a PM intensificou o policiamento com equipes do 8º Batalhão, tropas táticas e especializadas para "evitar confrontos e garantir a tranquilidade da população local". Na quarta, os agentes foram acionados após um denúncia de invasão na zona rural de Itamaraju. Em seguida, eles se deslocaram para Porto Seguro. 

"Já no período da tarde, surgiu outra denúncia de invasão em uma fazenda em Porto Seguro e dois homens que exerciam a atividade de segurança privada, identificados posteriormente como policiais militares em horário de folga, foram atingidos por disparos de arma de fogo", diz trecho do comunicado.

Conflito

O Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba) denunciou, também na quarta, um ataque promovido por pistoleiros a indígenas do povo Pataxó da Aldeia Barra Velha, em Porto Seguro, no sul do Estado.

De acordo com o grupo, eles agem a mando de fazendeiros da região desde que foi reivindicada uma fazenda em uma área demarcada, que aguarda homologação do Ministério da Justiça. O local fica na divisa da reserva Monte Pascoal.

Ainda de acordo com o Movimento, aproximadamente 200 pessoas de diversas comunidades ao redor do Parque estão cercadas, em uma área próxima à fazenda Brasília, local reivindicado pelo povo Pataxó. Pelas imagens disponibilizadas nas redes sociais é possível ouvir os tiros, que estão sendo disparados próximos a uma escola.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp