Polícia

Em 2022, mulheres, crianças e adolescentes foram 85% das vítimas de estupro

Pixabay
Só em Campo Grande, até final de novembro foram 508 casos de estupro registrados na delegacia especializada  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 25/12/2022, às 11h33   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Dos 1.797 estupros registrados no Mato Grosso do Sul, 85% dos casos as vítimas são do gênero feminino, ou seja, 1.538. O número é ainda pior quando o crime é detalhado por faixa etária. Crianças e adolescentes de 0 a 17 anos são 1.478 desse total de vítimas de abusadores. Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.  De acordo com a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), só em Campo Grande, até final de novembro foram 508 casos registrados na delegacia especializada. Em 2021, foram 587 o ano todo.

Nos casos de estupro de crianças e adolescentes, a preocupação é que em 90% deles os autores são parentes e estão dentro da casa com a vítima. "O machismo ainda vive. O fluxo de ocorrências é grande, mas a repressão também está sendo grande. Todos os casos investigados esse ano foram encaminhados ao poder judiciário. Houve muitas condenações e mandados de prisão cumpridos. Hoje em dia temos medidas protetivas, caso deferida, o autor tem que sair de casa e se a mãe continuar com o agressor, ela responde por descumprimento de medida protetiva. Cada vez mais o aparato legal está protegendo as crianças", explicou a delegada titular da DEPCA, Anne Karine Sanches Trevizan.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp