Polícia

Família de Mãe Bernadete contrata peritos particulares para revisar investigações da Polícia Civil da Bahia

Divulgação
A ialorixá Mãe Bernadete foi assassinada em agosto, dentro do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Tiago Di Araújo

por Tiago Di Araújo

[email protected]

Publicado em 08/11/2023, às 07h49


FacebookTwitterWhatsApp

Quase três meses após o assassinato de Mãe Bernadete, a família da ialorixá decidiu tomar providências para tentar desvendar o crime. Segundo informações divulgadas pelo g1, a família da líder quilombola, morta a tiros dentro do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, contratou peritos particulares.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

De acordo com o filho de Mãe Bernadete, Jurandir Wellington Pacífico, a intenção é revisar o trabalho de perícia e do laudo da morte realizado pela Polícia Civil da Bahia. O herdeiro da religiosa alega que a família não tem tido informações sobre o caso, que está em segredo de Justiça.

Além disso, Jurandir afirmou que busca entender quais protocolos de proteção estavam adotados antes de Mãe Bernadete ser executada, já que ela estava no programa de proteção do Governo Federal.

"Quero entender por que não estamos com acesso ao inquérito. O inquérito está em sigilo até para família. Não resolveram o caso de Binho, e não vou permitir que o de minha mãe fique na mesma situação", disse em entrevista ao g1, ao revelar que a família está sob segurança ininterrupta da Polícia Militar.

Conforme a publicação, a Polícia Civil solicitou à Justiça a prorrogação do inquérito e que o prazo teria sido encerrado no último dia 18 de outubro. Em contato com a reportagem do BNews, a assessoria da Polícia Civil informou que "há apenas uma prorrogação no inquérito, que está em fase de conclusão".

O órgão explica que não existe prazo definido para conclusão após a prorrogação, que é solicitada apenas nos 30 dias iniciais, por depender da complexidade do caso. Em relação ao questionamento da família sobre falta de informações do caso, a Polícia Civil informa que "desdobramentos não podem ser informados por ora, para preservar o andamento da apuração do caso".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp