Polícia

VÍDEO: Filho de Mãe Bernadete acredita que assassinato da líder foi premeditado: 'Estudou antes de fazer'

BNews/Paulo M. Azevedo
Enterro de Mãe Bernadete acontece na manhã deste sábado (19)  |   Bnews - Divulgação BNews/Paulo M. Azevedo

Publicado em 19/08/2023, às 11h35   Pedro Moraes e Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O enterro de Mãe Bernadete Pacífico, maior líder quilombola do país, acontece na manhã deste sábado (19) com forte esquema de segurança. O filho dela, Wellington Santos, falou conversou com a imprensa e disse que acredita em crime premeditado. Mãe Bernadete foi executada com 12 tiros no terreiro onde morava, em Simões Filho, na noite da última quinta-feira (17). (Veja o vídeo abaixo)

"Não existe crime perfeito. O cara que fez aquilo estudou antes de fazer. Viu a rotina da casa, analisou a rotina de minha mãe, sabia que aquele horário era de assistir ao jornalzinho dela, que ela sempre se sentava no mesmo lugar. O cara que mandou fazer a execução passou tudo certinho", disse Wellington.

O filho da líder, que está sob medida protetiva, relembrou o assassinato de seu irmão, Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo, em 2017, e acredita na correlação entre os dois casos.

"Eu acho que eu posso ser a próxima vítima, porque tá vindo em escala, e eu não tenho medo. Já perdi meu irmão, meu único irmão, e ninguém tem duas mães. Eu acredito muito em Deus e na justiça dos homens. Minhas mãos de sangue eu não vou sujar, porque foi essa a educação que minha mãe me deu", relatou.

"As duas coisas que eu mais tinha de valor na minha vida eram meu irmão, que foi executado, e minha mãe, uma líder, uma das maiores referências da cultura na Bahia. Uma referência da luta dos povos tradicionais, da resistência dos quilombos da Bahia. Minha mãe hoje partiu fisicamente, mas deixa um grande legado", desabafou Wellington.

A Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia instaurou um inquérito, nesta sexta-feira (18), para investigar o homicídio.

Para Denildo Rodrigues, da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Bernadete foi assassinada pelo mesmo grupo responsável pela execução de Binho. "Ela sabia e a Justiça sabia que quem mandou matar Binho tava lá, perto da comunidade. Só que não deu nada. Ela nunca ficou quieta. Agora foi silenciada. Muito triste para nós", lamentou Denildo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp