Polícia

Garimpeiros são descobertos na Bahia por meio de rota ilegal de minério

Divulgação/Polícia Federal
A investigação indica que a extração é feita em uma propriedade rural do interior da Bahia  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Polícia Federal

Publicado em 19/01/2024, às 06h50   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Uma rota de exportação do minério quartzo verde foi descoberta pela Polícia Federal (PF). O trajeto é considerado ilegal e liga o Brasil à China em um esquema envolvendo garimpeiros da Bahia com estrangeiros. Pontos de garimpo, dessa forma, estão presentes em uma fazenda em Jaguarari, que é uma propriedade rural no interior baiano.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Na reisdência, há uma organização dos garimpeiros da região e permissão ilegal para extração do minério valioso. Por meio das investigações ficou possível perceber que a extração ocorre sem autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM) ou licença ambiental.

Os investigadores ainda descobriram que o mineral era exportado para a China, por meio do Porto de Salvador, em contêineres. O local é conectado ao centro da capital baiana pelo centro histórico, o qual fica na região da Cidade Baixa. 

Ao mesmo tempo, a corporação deflagrou a Operação Gameleira na última quarta-feira (17) contra esse grupo de garimpeiros. Eles são investigados pelos seguintes crimes: mineração ilegal; usurpação de bens da União; porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada, em conjunto com garimpeiros estrangeiros. 

Em vários pontos do Brasil, 70 policiais cumpriram mandados de prisão preventiva e um mandado de prisão internacional, em parceria com a Interpol. Caso sejam condenados, as penas dos investigados podem chegar a 15 anos de prisão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp