Polícia

Motoboy é alvo de ataques racistas e caso viraliza nas redes sociais; assista

Reprodução/Vídeo
A vítima foi chamada de "macaco" e "imundo" por uma cliente do estabelecimento onde trabalha em Rio Branco, no Acre  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo

Publicado em 08/02/2023, às 15h54   José Ivan Neto


FacebookTwitterWhatsApp

O jovem Alessandro Monteiro Martins, de 26 anos, foi alvo de um ataque racista na última terça-feira (07), e resolveu divulgar o caso nas redes sociais. O fato ocorreu na cidade de Rio Branco, Acre, e a vítima registrou o momento em que uma mulher, descontrolada, o ofende diversas vezes, fazendo gestos obscenos e o xingando. 

No ataque, o jovem, que é motoboy e estava trabalhando em uma farmácia no momento, chegou a ser cuspido pela mulher, que era cliente do estabelecimento.

“Vai para o inferno, bando de macaco, filma, corno. Mostra que tu é um preguiçoso, baitola. Mostra tua cara. Isso é pra tu saber, maldito, que eu te abomino. Quadrilha de negro maldita, bando de negro preguiçoso, bando de negro macaco. Filma, corno, filma que tu não tem mais nada a fazer”.

Em entrevista ao portal G1, a vítima informou que foi até a delegacia acompanhada de um advogado a fim de registrar um boletim de ocorrência.

“Eu estava aqui no meu trabalho, sou motoboy da loja. Essa mulher estava com a mãe dela, que passou próximo de mim e, do nada, ela começou a me xingar, que era para sair de perto da mãe dela, que eu era preto, me chamou de macaco, me cuspiu. Me senti totalmente desrespeitado, não é porque a pessoa é negra que é inferior a alguém. Estou indo agora na delegacia com o advogado. Não conheço ela, nunca a vi na minha vida. Essa foi a primeira vez que passei por isso”, disse o rapaz.


Também em entrevista ao portal, o delegado Pedro Resende informou que a mulher já foi identificada e acrescentou que as diligências já começaram a ser realizadas.

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) afirmou que irá requisitar a instauração de um inquérito policial para que o crime de racismo seja investigado. O promotor Tales Tranin irá encaminhar à polícia o vídeo em que a mulher xinga a vítima de "macaco" e "imundo".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp