Mundo

Superlotação de alpinistas contribui para Everest registrar oito mortes

Handout / Project Possible / AFP
Quatro escaladores morreram nas últimas 48 horas   |   Bnews - Divulgação Handout / Project Possible / AFP

Publicado em 24/05/2019, às 19h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As autoridades do Nepal divulgaram, nesta sexta-feira (24), que quatro alpinistas morreram nas últimas 48 horas no Everest. As vítimas do pico mais alto do mundo eram indianas (2), austríaca e nepalês. Desde o início desta temporada, oito pessoas faleceram ao escalar a famosa montanha, que tem 8.848m de altura e fica na fronteira entre o Nepal e o Tibete.

A indiana Kalpana Das, 52 anos, conseguiu chegar ao topo do Everest, mas morreu na quinta-feira (23) na hora da descida, assim como Nihal Bagwan, 27 anos, que também era da Índia. Segundo um funcionário de uma agência de viagens do Nepal a grande quantidade de pessoas no local pode ter contribuído com os acidentes.

Bagwan, por exemplo, teria ficado bloqueado no engarrafamento durante mais de 12 horas e estava esgotado. Imagens divulgadas nos últimos dias mostram uma fila imensa de alpinistas na montanha. Eles estão muito próximos uns dos outros.

Nesta temporada, quase 550 alpinistas conseguiram chegar ao topo do Everest até esta quinta-feira (23), segundo dados anunciados pelas autoridades nepalesas. O período entre o final de abril e o mês de maio é considerado melhor para escalar o Everest, já que as condições meteorológicas são menos extremas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp