Polícia

Operação policial desarticula grupo ligado a crimes cibernéticos e apologia nazista

Divulgação MP
A operação “Sine Ódio” resultou na apreensão de objetos que fazem apologia ao Nazismo  |   Bnews - Divulgação Divulgação MP
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 30/06/2023, às 10h46


FacebookTwitterWhatsApp

Com o objetivo de apreender instrumentos eletrônicos e materiais relacionados a possíveis ameaças, realizadas em ambiente virtual, de possível ataque armado a templo religioso, bem como à propagação de ideais neonazistas, a polícia cumpriu mandatos de busca e apreensão na Bahia e em Santa Catarina, na manhã desta quinta-feira (29).

A operação “Sine Ódio” resultou na apreensão de objetos que fazem apologia ao Nazismo, como inscrições de suásticas e do grupo paramilitar alemão “SS”, imagens do líder nazista, Adolf Hitler, e artigos e vestimentas paramilitares.

Além da desarticulação de uma quadrilha, as investigações apontaram a existência de comunicação entre dois adultos e um adolescente residentes nos estados da Bahia, Santa Catarina e Paraná, que demonstravam, por meio das redes sociais, a intenção de cometer atos de violência.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério Público da Bahia, eles foram identificados e localizados com base nas informações recebidas pelo órgão. Um terceiro envolvido do grupo criminoso, residente no Paraná, já havia sido alvo de cumprimento de busca e apreensão pela Polícia Civil daquele Estado, sendo encontrado na sua residência um rifle, uma pistola, um revólver e uma espingarda calibre 12.

Estiveram envolvidos na operação Sine Ódio, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público da Bahia (Gaeco), com o apoio do Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos – CyberGaeco e do Gaeco do MP catarinense.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp