Polícia

PF: advogados de Salvador têm R$ 37 milhões em bens bloqueados em operação que apura compra de sentenças

Divulgação/PF
Ao menos três advogados foram alvos de mandados de busca e apreensão  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PF

Publicado em 14/09/2023, às 10h51 - Atualizado às 11h12   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

Ao menos três advogados de Salvador foram alvos da Operação Patronos, da Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (14), por suspeita de fazerem parte de um esquema de venda de sentenças de desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Os advogados investigados na Operação Patronos tiveram aproximadamente R$ 37 milhões em bens bloqueados. Além disso, agentes federais cumpriram três mandados de busca e apreensão, em endereços residenciais e profissionais dos suspeitos.

A operação deflagrada nesta quinta é um desdobramento da Operação Faroeste, deflagrada pelo Ministério Público Federal (MPF) em novembro de 2019, para apurar o suposto esquema de venda de decisões judiciais por quatro desembargadores do tribunal baiano. A suspeita era de que as compras de setenças legalizava terras griladas na região do oeste baiano. 

Até o momento, já foram afastados quatro advogados e seis magistrados, entre eles o ex-presidente do TJ-BA. As investigações apontaram que o esquema envolvia ainda o uso de laranjas e empresas para dissimular os benefícios obtidos ilicitamente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp