Polícia

Polícia fortalece segurança nas escolas com operação de combate a ataques

Ascom-PC / Tony Silva
Após as especulações de ataques nas escolas, a Polícia Civil adotou a tática de intensificar as ações  |   Bnews - Divulgação Ascom-PC / Tony Silva

Publicado em 20/04/2023, às 08h38   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

A paz dentro dos ambientes escolares entrou no radar da Polícia Civil da Bahia (PC-BA) após a série de ameaças de ataques violentos. Por meio do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (20), uma operação com o intuito de intensificar as ações preventivas de incitação à violência. O ponto de ação envolveu escolas de Salvador e da Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Chamada de “Operação Safety Scholars", a ação levou agentes civis a campo para realizarem atividades investigativas, junto às informações levantadas pelo Laboratório de Inteligência Cibernética da Polícia Civil (Ciberlab) e os Serviços de Inteligência das Delegacias coordenadas pelo Depom.

Entre as ações, os policiais acompanharam a chegada dos alunos nas instituições de ensino, em vários bairros. No decorrer das diligências, algumas abordagens foram realizadas nas ruas e a verificação de informações provenientes do Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) e dos  (SI´s), da Polícia Civil.

Após as especulações de ataques nas escolas, a Polícia Civil adotou a tática de intensificar as ações. Foto: Tony Silva/Divulgação/Ascom-PC
Após as especulações de ataques nas escolas, a Polícia Civil adotou a tática de intensificar as ações. Foto: Tony Silva/Divulgação/Ascom-PC

"Esta situação é passageira, e  apesar do susto e do pânico instalado em alguns casos, irá deixar como legado uma relação mais próxima entre a Polícia Civil e as comunidades, por meio das escolas", analisou a diretora do Depom, delegada Christhiane Inocência.

A Polícia Civil visitou até a última quarta-feira (19), aproximadamente 150 colégios. Nesse meio tempo, cerca de 21 perfis de autores de possíveis ameaças na internet foram identificados. No mais, também foram registradas 32 conduções de pessoas às Delegacias, provenientes da aplicação de supostas ameaças e incitação ao crime.

Dentro dos conduzidos, 30 são adolescentes e dois adultos. No recorte até a última terça-feira (18), foram registradas 99 ocorrências, lavrados 21 Boletins Ocorrência Circunstanciado (BOC), 16 armas brancas, bem como dois simulacros de arma de fogo que foram apreendidos, além de cinco mandados de busca e apreensão cumpridos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp