Polícia

Acusado de matar criança em Itapuã conta detalhes do crime

Publicado em 21/08/2015, às 06h29   Tiago Di Araujo (@tiagodiaraujo)


FacebookTwitterWhatsApp

Na manhã desta quinta-feira (20), foi apresentado na sede da Polícia Civil, no bairro do Piedade, Rafael Pinheiro de Jesus, de 28 anos, acusado de matar Marcos Vinícius de Carvalho Santos, de apenas dois anos, no bairro de Itapuã, em Salvador. A apresentação foi realizada pela delegada do Departamento de Polícia Metropolitana (DEPOM), Albertina Machado, a titular do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Heloísa Simões, e o delegado ACM Santos, da 12ª Delegacia Territorial, em Itapuã.
De acordo com a titular do DHPP, o crime chegou até o departamento na noite da última sexta-feira (14), onde Rafael alegava ter perdido a criança na feira de Itapuã. "Ao tomarmos conhecimento do caso, começamos a investigar e ouvir todas as pessoas apontadas pelo Rafael e por sua mãe, Dona Anira, que sustentou junto com ele a hipótese de desaparecimento", contou. Segundo Heloísa, todas as versões levantadas pelo acusado foram comprovadas como falsas. "A partir daí, no sábado, começamos a trabalhar com a hipótese de crime, que passou a também ser investigado pela 12ª DT", afirmou. 
Segundo o delegado ACM Santos, com os dados apresentados pelo DHPP, Rafael foi intimado para depor e se negou a comparecer à delegacia sem a presença de um adovagdo. "Foi aí que praticamente constatamos que ele estava envolvido com a morte da criança", disse ao revelar que o depoimento teve diversas contradições. A pergunta direta que fiz a ele foi onde estaria o corpo da criança", contou. A partir disso, Rafael confessou a morte de Marcos Vinícius. 
Acusado conta detalhes
Durante a apresentação, Rafael se mostrou assustado com a situação e afirmou que a morte da criança teria sido causado por um engasgamento. "Ele morreu sufocado. Ele estava tomando mingau e se engasgou. Eu mesmo tentei ajudá-lo, mas depois que percebi que ele não estava mais respirando eu fiquei sem saber o que fazer. O laudo vai confirmar que ele morreu sufocado", garantiu. 
Segundo o acusado, a morte da criança aconteceu na noite da quinta-feira (13). "Isso aconteceu na noite de quinta. Esperei amanhecer e na sexta coloquei o corpo dele em um cooler e levei até o areial, onde enterrei ele. Depois eu fui para feira", detalhou ao afirmar que já pensava na história do desaparecimento. 
Rafael vai responder por homicídio, ainda não caracterizado se culposo ou doloso, e por ocultação de cadáver. "Houve negligência de Rafael e também da mãe da criança, Fabiane de Carvalho, que entregou a um desconhecido o menino com a saúde delicada", afirmou o delegado ACM Santos, que disse que o pedido de prisão da mãe da criança ainda será analisado. Ainda de acordo com o títular da 12ª DT, não existe certidão de batismo de Marcos Vinícius, comprovando Rafael como padrinho. 
Além disso, segundo a delegada do DHPP, o pai biológico do menino é conhecido como "Piriquito", sendo que na certidão de nascimento consta o nome de Robson, que seria outra pessoa, e atualmente, a mãe, que é usuária de drogas, vive com um homem identificado como Bruno, também usuário de drogas. 
Transferido para cadeia pública, na Mata Escura, Rafael no Centro de Observação Prisional (COP), isolado dos outros presos. A causa da morte de Marcos Vinícius só será comprovado após a perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT). 
Questionado se recebeu a ajuda da própria mãe para ocultar o corpo de Marcos Vinícius, Rafael afirmou que apenas confessou o crime à polícia. "Minha mãe não sabia de nada. Ela também achava que ele tinha desaparecido", disse. O acusado garantiu que não contou a ninguém sobre a morte do menino. Porém, o delegada afirmou que o pedido de prisão preventiva de Dona Anira (mãe de Rafael) também está sendo analisado. "A mãe dele também tem que ser responsabilizada". 
Rafael ainda negou que o mingau ingerido pelo menino tenha sido o não recomendado por conta da sua alergia. "Ele não tomou o mingau indevido. Só que ele se engasgou", afirmou.

Publicada às 12h30 do dia 20 de agosto

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp