Polícia

Mais de dois mil adolescentes foram apreendidos no 1º semestre deste ano na Bahia

Divulgação/SSP-BA
Adolescentes de 16 e 17 anos são os mais reincidentes  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SSP-BA

Publicado em 22/07/2019, às 09h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Tráfico de drogas é o crime mais cometido por adolescentes apreendidos na Bahia, no primeiro semestre de 2019. A informação foi divulgada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), na manhã desta segunda-feira (22).

De acordo com a SSP-BA, de janeiro a junho deste ano, 2.401 adolescentes foram encaminhados para a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), em Salvador, e também para outras unidades da Polícia Civil na região metropolitana e no interior, após cometerem atos infracionais, como são nomeadas as ações ilícitas quando cometidas por quem é menor de 18 anos. Destes, 300 acabaram encaminhados para centros de correção ou cumprem medidas em regime de liberdade assistida.

Segundo a titular em exercício da DAI, delegada Laís de Miranda Accioly, adolescentes de 16 e 17 anos são os mais reincidentes. “Eles geralmente são apreendidos por tráfico de drogas, roubo, ameaça, lesão corporal e roubo a coletivo”, contou. Ela ressalta também que, na maioria dos casos, os menores são flagrados com armas e drogas. “Nas ocorrências sempre recebemos esses materiais apreendidos junto com os jovens. Nos crimes de roubo a coletivo tem sido recorrente encontrá-los armados ou com simulacro”, continuou.

Para a delegada, a falta de estrutura familiar pode ser um dos fatores para tantos menores estarem envolvidos com a criminalidade. “São pessoas que muitas vezes passam necessidades financeiras, geralmente tem ausência da figura do pai. Tudo isso encontramos por aqui”, completou Accioly, acrescentando que existem casos em que o infrator rouba, mesmo tendo uma estrutura familiar sólida e uma vida estável. “Temos ocorrências envolvendo adolescentes que têm todo o conforto em casa, dorme em quartos sozinhos, estudam em bons colégios, mas querem mais luxo, então roubam para ostentar”, relatou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp