Polícia

PF combate esquema que fraudou mais de R$ 7 milhões da Previdência Social na Bahia

Divulgação
Viaturas foram vistas em Salvador na manhã desta quarta-feira (9)   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 09/10/2019, às 06h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, integrantes da força-tarefa previdenciária, deflagrou na manhã desta quarta-feira (09), a Operação Caduceu na Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, contra uma quadrilha que fraudava benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

O prejuízo estimado aos cofres púbicos ultrapassa R$ 7 milhões, relativos a pelo menos 140 benefícios com constatação de fraude, números estes que, com o avançar das investigações, poderão se revelar muito superiores.

Um dos alvos na capital baiana foi um apartamento no quinto andar, do edifício Morada dos Bosques, no bairro da Barra. Estão sendo cumpridos 15 mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão, em Salvador e Camaçari, na Bahia, e em Aracaju, Sergipe

Segundo a PF, durante as investigações foi comprovado que as fraudes eram executadas em dois momentos: criação de vínculos empregatícios fictícios, inseridos no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) por meio de GFIP’s extemporâneas, para comprovação da qualidade de segurado; uso de documentos médicos falsos com o objetivo de simular patologias para obtenção de benefícios previdenciários, em especial o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez.

A organização criminosa era composta por um técnico em contabilidade – daí o nome da Operação –, um servidor do INSS, além de uma pessoa responsável por falsificar os laudos e relatórios médicos utilizados pelos criminosos.

Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre eles integrar organização criminosa, estelionato previdenciário, uso de documento falso, falsidade ideológica e falsificação de documento público, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 30 anos de prisão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags