Polícia

O que se sabe até agora sobre a chacina da Mata Escura

Imagem O que se sabe até agora sobre a chacina da Mata Escura
Reportagem do BNews reuniu as informações apuradas até o momento sobre o caso  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/12/2019, às 11h50   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A chacina da Mata Escura, que culminou na morte de quatro motoristas de aplicativo, repercutiu e causou comoção em toda a Bahia. As investigações estão sendo conduzidas pela Delegacia de Homicídios Múltiplos (DHM). A reportagem do BNews reuniu todas as informações apuradas, oficialmente e extraoficialmente, até o momento sobre o caso.

O QUE SE SABE ATÉ AGORA

1 - Quatro homens identificados como Alisson Silva Damascena dos Santos, 27 anos, Sávio da Silva Dias, 23 anos, Daniel Santos da Silva, 30 anos, e Genivaldo da Silva Félix, 48, foram chamados pelos aplicativos 99Pop e Uber.

2 - A estimativa é que o crime teria acontecido entre o fim da noite de quinta-feira (12) e madrugada de sexta-feira (13).

3 - A Uber localizou o registro de um dos quatro mortos. A última chamada registrada no cadastro do motorista foi finalizada, sem nenhum reporte de incidentes durante o percurso. O horário da última viagem foi no período noturno, mas não pela madrugada. A empresa afirmou que não pode informar sobre o destino da última chamada. 

4 - Os motoristas foram escolhidos aleatoriamente e não tinham relação entre si, segundo informações preliminares. 

5 - No boletim de ocorrência, o motorista que se salvou relata que seu veículo foi levado por indivíduos armados.

6 - As vítimas foram amarradas e amordaçadas.

7 - Os criminosos utilizaram facões e armas para torturar e executar os motoristas.

8 - Uma das vítimas conseguiu escapar.

9 - Após conseguir escapar, a vítima acionou a polícia, que foi ao local averiguar a denúncia.

10 - Os corpos foram encontrados dentro de sacos plásticos em uma área de matagal na manhã de sexta, próximo a um veículo roubado na localidade conhecida como Paz e Vida, no bairro da Mata Escura.

(Foto: Marcelo Castro/RecordTV Itapoan)

11 -Também foram localizados todos os veículos roubados no crime, sendo eles: Cobalt prata, Uno vermelho, HB20 branco e Sandero vermelho. Além disso, o Cobalt escuro, utilizado pelos criminosos, estava na estada do Cia Aeroporto, próximo ao pedágio.  

12 - Ninguém foi preso até a publicação desta reportagem.

13 - Oficialmente não há informação sobre o que motivou o crime.

14 -Neste sábado, a polícia iniciou uma grande operação para localizar os assassinos.

15 -Um dos suspeitos de envolvimento na chacina morreu após confronto com a polícia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o homem não foi identificado, mas o delegado do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) informou que “tudo” indica que ele participava da quadrilha responsável pelas mortes, além de ter sido reconhecido por uma vítima. 

TEORIAS E ESPECULAÇÕES
Desde que o crime ganhou repercussão, informações não oficiais e não confirmadas pela polícia circulam em grupos de WhatsApp de motoristas. A mais comum entre os trabalhadores é que o crime teria sido cometido a mando de um traficante da região em retaliação aos motoristas que evitam o bairro por ser área de risco. Segundo o Simactter-BA, o primeiro carro foi chamado por travestis, que teriam participado da emboscada junto com homens armados.

Em áudios que circulam nas redes sociais atribuídos ao sobrevivente, cuja autenticidade foi confirmada por Átila do Congo, presidente do Simactter-BA, o motorista relata os momentos de horror durante a ação. "Ele falou para mim 'você não vai morrer não. Agora quando eu falar já, é já. Se vire'. Eu estava amordaçado na boca, com fio de internet. Os pés e as mãos amarradas. Os caras falaram que era sexta-feira 13 e que tinha que matar com requintes de crueldade, que tinha que derramar sangue. Cortaram os caras todos com facão e depois deram tiro. Foi muito feio", relatou.

MANIFESTAÇÕES E REVOLTA
Motoristas realizaram manifestações na tarde desta sexta-feira (13),. em alguns pontos da capital baiana. A categoria bloqueou uma das vias da Avenida Tancredo Neves, deixando um reflexo de congestionamento em diversos pontos da cidade. Eles também planejam fazer uma grande manifestação na próxima segunda-feira (16), no Centro Administrativo da  Bahia, para cobrar da Secretaria de Segurança Pública (SSP) a elucidação do caso.

*Atualizada às 12h53

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp