Política

Governo estadual decreta situação de emergência em 230 municípios

Imagem Governo estadual decreta situação de emergência em 230 municípios
Casa Civil garante R$ 5 milhões para contratar carros-pipa  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/01/2013, às 09h52   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

No mesmo dia em que o governador em exercício, Otto Alencar (PSD), publicou o decreto declarando Situação de Emergência em 230 cidades, o secretário chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que vai reforçar a contratação de carros-pipa para atender às demandas dos municípios atingidos pela seca.

O decreto, publicado no Diário Oficial desta terça-feira (15), vale por 180 dias contados a partir de 14 de setembro de 2012. O artigo 2º autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para envidar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

Já o comunicado da Casa Civil garante a alocação de mais de R$ 5 milhões para a contratação dos carros-pipas. As novas contratações dos chamados “pipeiros” vão seguir o mesmo procedimento adotado em 2012, com a análise do plano de trabalho e a liberação dos recursos sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car) e a contratação do caminhão a cargo da prefeitura municipal.

O secretário Rui Costa disse, ainda, que se reunirá com o governo federal até a próxima semana, para reforçar o pedido de ampliação do fornecimento de água via carro-pipa feito pelo Exército.

Milho

A venda subsidiada de milho para alimentação animal foi outro ponto abordado na reunião do comitê. Segundo Rui Costa, está acordada com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a remoção de mais três mil toneladas de milho para a Bahia.
O transporte do produto, que está em Goiás, deve ser iniciado na semana que vem. “A Car já está autorizada a fazer o frete das carretas”, afirmou Rui Costa. O milho seguirá para regiões que estão em situação mais critica e que apresentam maior demanda.


Nota originalmente postada às 16h do dia 15

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp