Polícia

Posto de saúde indígena na terra Yanomami é incendiado

Reprodução/Facebook Hutukara Associação Yanomami
De acordo com a Urihi Associação Yanomami, o incêndio foi causado por garimpeiros ilegais  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Facebook Hutukara Associação Yanomami

Publicado em 07/12/2022, às 18h30   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

A Unidade Básica de Saúde Indígena de Homoxi (UBSI), situada na região de Homoxi, Terra Indígena Yanomami, foi incendiada na tarde dessa terça-feira (6). De acordo com a Urihi Associação Yanomami,  o incêndio foi causado por garimpeiros ilegais.

Imagens do posto queimado foram divulgadas pela Hutukara Associação Yanomami, que também afirmou que o incêndio foi causado pelos invasores. "Os garimpeiros ilegal queimaram o nosso posto de saúde Yanomami na região do Homoxi!", ddisse Dário Kopenawa, vice-presidente da Hutukara.

A suspeita é a de que o incêndio é uma represália à operação Guardiões Bioma, do Ibama, que combate a extração ilegal de minérios e outros crimes ambientais na Terra Indígena. A fiscalização já queimou aviões usados por garimpeiros.

 A Terra Yanomami é considerada a maior reserva indígena do Brasil e possui quase 10 milhões de hectares entre os estados de Roraima e Amazonas, e parte da Venezuela. Cerca de 30 mil indígenas vivem na região em mais de 370 comunidades. A área é alvo do garimpo ilegal de ouro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp