Polícia

Banzaê: Professor acusado de acobertar vereador em estupro de vulnerável é preso

Reprodução // Wikipedia
Acusado havia sido solto pelo delegado de Ribeira do Pombal, mas já voltou a ser preso pela Polícia Civil  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Wikipedia

Publicado em 06/10/2022, às 14h02   Daniela Pereira e Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

O professor José Rogério Santana, da cidade de Banzaê, no interior da Bahia, foi preso na noite desta quarta-feira (5) sob acusação de estupro de vulnerável e fraude processual, segundo denúncia oferecida pelo Ministério Público da Bahia, sob responsabilidade do promotor David Gallo.

José seria cúmplice do vereador Roger Enfermeiro, acusado do crime de estupro de uma vulnerável contra uma garota de 13 anos na cidade de Banzaê. O vereador já havia se apresentado à polícia e, inclusive, teve sua filiação partidária suspensa pelo PT.

Segundo denúncia já entregue à Justiça, José era professor da vítima e após o crime, em sala de aula e reservadamente, teria obrigado a vítima a apagar as mensagens e fotos pornográficas que o vereador mandava para a garota menor.

Mas o professor, que tinha mandado de prisão em aberto, foi solto ao ser encaminhado para a delegacia da cidade vizinha, Ribeira do Pombal.

O BNews procurou a assessoria de comunicação da Polícia Civil para saber o motivo da soltura do acusado, que tinha mandado de prisão em aberto, que justificou o "prazo de vedação de cumprimento de medidas cautelares" em decorrência das eleições: "a Delegacia Territorial (DT) de Ribeira do Pombal, em obediência ao Artigo 236, do Código Eleitoral, não privou de liberdade o alvo de mandado de prisão, acusado de estupro de vulnerável, em questão, considerando que a sua localização ocorreu no prazo de vedação de cumprimento de medidas cautelares. Entretanto, ao término do período de impedimento de prisão decorrente de mandado judicial, foi providenciado o devido cumprimento, na quarta-feira (5). Sobre o outro acusado, encontra-se preso, por força de prisão preventiva, no sistema prisional".

Em conversa com o BNews, Gallo explicou: "eu denunciei os dois e pedi, também, a prisão preventiva de José Rogério. Ele foi preso ontem à noite. Irei fazer a audiência de custódia dele. Vou reiterar o pedido de prisão e a transferência dele para o presídio de Paulo Afonso".

Questionado sobre a soltura do acusado, o promotor foi enfático: "foi solto indevidamente pelo Delegado de Pombal, mas foi recapturado às 20h. Ele está e farei o que a lei determina para que ele permaneça preso. O Delegado o liberou indevidamente, pois não tinha nenhuma ordem mandando soltar ele. O Delegado de Banzaê foi quem recapturou o preso. Ele se encontra preso na Delegacia de Pombal".

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp