Polícia

Quase metade dos funcionários de prefeitura baiana recebia Bolsa Família indevidamente, aponta PF

Divulgação
Segundo a PF, a fraude ocorria desde 2011 e os investigados tinham renda muito superior aos critérios do Bolsa Família  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Tiago Di Araújo

por Tiago Di Araújo

[email protected]

Publicado em 31/10/2023, às 08h18


FacebookTwitterWhatsApp

Policiais federais deflagraram, na manhã desta terça-feira (31), uma ação de combate a fraudes em programas sociais do Governo Federal na Bahia. A Operação Dissimilaridade teve como alvos funcionários da prefeitura do município de Baianópolis, no oeste baiano.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

De acordo com a PF, foi identificado que cerca de 49% dos funcionários municipais, entre detentores de cargos comissionados, trabalhadores temporários e servidores públicos estatutários estavam recebendo indevidamente o benefício do Bolsa Família.

Conforme as investigações, os "beneficiados" recebiam os valores simultaneamente aos salários pagos pela prefeitura, desde 2011, e tinham rendimento mensal muito superior aos limites fixados pela legislação como critério do programa social de combate à pobreza.

Foram expedidos um Mandado de Busca e Apreensão e quebra de sigilo telemático. Os envolvidos são investigados pela prática dos crimes de estelionato majorado e inserção de dados falsos em sistemas de informações, sendo que as penas somadas podem atingir o patamar máximo de 18 anos de reclusão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp