A Rede Globo afastou o diretor artístico da novela Nos Tempos do Imperador, Vinicius Coimbra, por causa da denúncia de racismo que as atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues fizeram, contra ele e a sua equipe, à direção da
TV.
De acordo com o site Notícias na TV, as atrizes afirmam que Coimbra e a equipe tinham falas preconceituosas e que estariam separando as pessoas do elenco de acordo com a cor da pele, incluindo, inclusive, camarins separados. Os diretores Ricardo Waddington e José Luiz Villamarim afirmaram que tomariam providências sobre a denúncia e, em seguida, o diretor foi afastado.
Dani, Cinnara e Roberta esperam o fim das investigações interna para decidir se vão processar a emissora e o diretor. Em tempo, elas fazem tratamento psicológico e psiquiátrico. Antes de Nos Tempos do Imperador terminar, as personagens Justina (Cinnara Leal), Lupita (Roberta Rodrigues) e Cândida (Dani Ornellas) tiveram seus finais alterados.
O diretor se pronunciou sobre o caso afirmando que "o elenco da novela tem todo o meu respeito e admiração. Sou a favor do diálogo e acredito que todas as discussões sobre o tema são necessárias".