Salvador

População protesta após morte de moradora em operação da PM em Sussuarana

Vagner Souza/BNews
Testemunhas afirmam que não houve troca de tiros   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 19/09/2020, às 11h29   Brenda Viana e Samuel Barbosa


FacebookTwitterWhatsApp

Moradores da Rua Irmãos Coragem, em Nova Sussuarana, atearam fogo em objetos durante uma manifestação na manhã deste sábado (19), na Avenida Ulysses Guimarães, via principal do bairro, pedindo justiça pela morte de uma mulher de 37 anos. Segundo informações de vizinhos da vítima, a jovem identificada como Franciana foi alvejada por um tiro durante incursão da 48ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) na noite de ontem (18). 

Segundo Anibal, esposo da vítima, ela vendia frutas na região do Shopping Ponto Alto, no bairro de São Rafael, e tinha acabado de chegar em casa.  "Ela deixou a bolsa e foi conversar com Michele, eles desceram correndo e atiraram. Uma bala pegou no rosto dela e infelizmente ela foi a óbito largando dois filhos", disse.

Um vizinho presente na manifestação viu toda a ação. "Por volta das 19h20, chegando do trabalho, quando acabei de virar a rua vi os estampidos de tiro e entrei em casa. Quando subi na janela pra olhar vi policiais fardados da Polícia Militar atirando na rua e acertou um tiro na minha vizinha, conseguiram acertar ela, rua movimentada, cheia de criança brincando, pessoas indo comprar pizza e não deram socorro, eles viram que fizeram besteira e não deram socorro, largaram o corpo lá, a população que se juntou e pegou pra dar socorro", afirmou. Ainda de acordo com a testemunha, não houve troca de tiros com bandidos. "Todo mundo saiu correndo porque eles já chegaram atirando".

Por meio de nota, a PM disse que a guarnição foi recebida a tiros, e que no momento da ação, não houve registro de feridos e ninguém foi preso.

Confira a nota na íntegra:

Policiais militares da 48ª CIPM realizavam uma incursão na localidade de Nova Sussuarana, por volta das 20h de sexta-feira (18), quando se depararam com homens armados com armas de fogo e foram recebidos a tiros. Houve revide, mas os perpetradores conseguiram fugir. Não houve registro de nenhum ferido e ninguém foi preso.  

Por volta das 22h30, uma guarnição da 48ª CIPM deslocou até o Hospital Geral Roberto Santos a fim de apurar informações do Cicom de uma mulher que teria sido baleada em Nova Sussuarana e socorrida por populares para o local, mas que não teria resistido.

No hospital, o fato foi constatado e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil, foi acionado para as devidas providências e apurações.

No entanto, a instituição orienta que denúncias ou suspeitas contra ações policiais-militares sejam formalizadas na sede da Corregedoria Geral da PMBA, situada na Rua Amazonas, nº 13, no bairro da Pituba, na Ouvidoria da Corporação através do 0800 284 0011 ou no site institucional www.pm.ba.gov.br no link da Ouvidoria.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp