Polícia

Sequestro de ex-vice-presidente completa 30 meses; relembre o caso

Divulgação/Redes Sociais
As três filhas do ex-vice-presidente fizeram protestos e iniciaram campanha nacional para cobrar ações do governo  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Redes Sociais

Publicado em 11/03/2023, às 09h33   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

O rapto do ex-vice-presidente do Paraguai Oscar Denis Sanchez, 77, completou 30 meses, na última sexta-feira (10). O sequestro aconteceu em 9 de março de 2020 quando ele foi levado por guerrilheiros do grupo marxista EPP (Exército do Povo Paraguaio) e nunca mais foi visto. A família não tem certeza nem mesmo se Oscar ainda está vivo. As três filhas dele fizeram protestos e iniciaram campanha nacional para cobrar ações do governo de Mario Abdo Benítez para encontrar o pai. Mas nenhuma ação teve sucesso. 

Oscar Denis, que foi vice do presidente Federico Franco (2012-2013), estava em sua fazenda, a Estância Tranquerita, localizada a 65 km de Bela Vista e a 76 km de Ponta Porã. Ele e um funcionário circulavam de caminhonete pela propriedade quando foram cercados pelos guerrilheiros. O empregado da fazenda foi liberado e Oscar Denis ficou em poder dos terroristas. 

Nos últimos 30 meses, houve vários confrontos entre células do EPP com a FTC (Força-Tarefa Conjunta), grupo de elite das forças armadas paraguaias, mas até agora não há pistas de Oscar Denis. O mais recente embate ocorreu em 23 de outubro do ano passado, quando Osvaldo Villalba, o principal líder do grupo guerrilheiro, foi morto em uma área indígena no Cerro Guazú, no departamento de Amambay. 

Outra vítima dos terroristas é o fazendeiro Félix Urbieta, sequestrado há quase sete anos pelo EML (Exército de Mariscal López), grupo de esquerda formado por dissidentes do EPP. Com 73 anos completados no dia 21 de fevereiro deste ano, Urbieta foi levado no dia 12 de outubro de 2016 de sua fazenda em Horqueta, a 172 km do território sul-mato-grossense. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp