Polícia

VÍDEO: Guardas municipais são acusados de agredir homem no Elevador Lacerda

Reprodução/Vídeo
Um dos guardas municipais teria batido no rapaz com murros; vídeos enviados à reportagem mostram o homem tossindo  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo

Publicado em 16/09/2022, às 18h47 - Atualizado às 18h50   Daniel Brito e Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) foram acusados de agredir um homem na tarde desta sexta-feira (16) no Elevador Lacerda, em Salvador.

Segundo denúncia recebida pelo BNews, um dos agentes teria batido no rapaz com murros. Vídeos enviados à reportagem mostram o homem sentado no chão do corredor, tossindo, enquanto os guardas permanecem de pé.

Uma outra gravação mostra o rapaz supostamente agredido questionando diretamente um dos agentes sobre o ato que teria acontecido. "Você deu um bocado de murro nas minhas costelas. Eu te fiz o quê?", pergunta.

Ainda de acordo com o denunciante, a cena chocou diversas pessoas que estavam presentes no local, inclusive turistas. Outras pessoas teriam, segundo ele, registrado o momento exato da agressão.

BNews procurou a Guarda Municipal para obter um posicionamento a respeito do caso. Em nota, o órgão disse que foi acionado por usuários do sistema de transporte sobre um homem com indícios de estar sob efeito de drogas e com volume na cintura, aparentando ser algum tipo de arma.

Diante das denúncias, os agentes, diz a GCM, se aproximaram do suspeito, solicitando que ele levasse as mãos à cabeça para ser realizada a averiguação, o que teria sido recusado. Conforme a Guarda, os agentes relataram que "foi utilizada a técnica padrão para realizar a busca pessoal".

"Durante a verificação junto a Central de Operações do órgão, foi verificado ainda que o suspeito possui passagens por uso de drogas e violência doméstica. Após constatada a inexistência de qualquer tipo de arma e mandado em aberto, o cidadão foi liberado", completou.

Questionada ainda sobre a acusação de que os guardas teriam agredido o homem, a Guarda Municipal afirmou que "não compactua com nenhum tipo de agressão".

"O que foi ouvido dos agentes até o momento é que foi realizada a abordagem dentro dos limites estabelecidos. Por isso, solicitamos que qualquer tipo de denúncia possa ser formalizada junto à ouvidoria do município, podendo ser através do Fala Salvador ou do 156, para que o (a) denunciante possa oferecer detalhes da ocorrência. Visto que até então as imagens enviadas não demonstram nenhum tipo de agressão na abordagem", finalizou.

Confira:

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp