Polícia

Video: Homem é agredido por segurança e PM até desmaiar durante confusão em shopping

Arquivo Pessoal/João Jordão
Vítima disse que segurança mentiu para PM que ele estaria filmando a prisão de um suspeito de furto.  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal/João Jordão
Juliana Barbosa

por Juliana Barbosa

[email protected]

Publicado em 25/12/2023, às 07h42


FacebookTwitterWhatsApp

Um vídeo chocante capturou o momento em que um policial militar e seguranças de um shopping em Goiânia agrediram violentamente o empresário João Antônio Jordão, de 32 anos. A confusão teve início durante a inauguração de uma loja, da qual João é sócio, na região da Rua 44. O episódio ganhou destaque quando João, após ser segurado pelo pescoço, chegou a desmaiar devido aos chutes desferidos pelo policial. A situação ocorreu na última sexta-feira (22).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

Segundo relatos do empresário, a situação começou quando um segurança, acompanhado por policiais, conduzia um suspeito de furto. Ao perceber que João estava com o celular em mãos, o segurança alertou um tenente, resultando na afirmação imediata de que João seria conduzido à delegacia.

“Eu estava inaugurando a loja de uma cliente, a qual sou sócio. O segurança, com os policiais, estavam conduzindo um rapaz suspeito de furto. O segurança foi até o tenente e falou que eu estaria filmando. E o tenente já veio afirmando que eu seria conduzido para a delegacia”, disse ele ao portal G1.

O Shopping Gallo, palco do incidente, emitiu uma nota esclarecendo que sua equipe de segurança, treinada para diversas situações, agiu em apoio à Polícia Militar diante da resistência por parte dos envolvidos na abordagem.

Em resposta, a PM afirmou ter sido acionada para investigar um furto, culminando na detenção do autor e na recuperação dos itens roubados. A nota da PM alega que, durante a condução do suspeito, um indivíduo não relacionado ao crime teria agredido os policiais envolvidos na prisão. O homem, posteriormente identificado como João, compartilhou nas redes sociais a informação de que não foi agredido pelos policiais, gerando contradição com as imagens do vídeo.

Contrariando a primeira declaração, o vídeo mostra claramente as agressões sofridas por João. Indignado, o empresário registrou um boletim de ocorrência contra o shopping. Em entrevista ao G1, João relatou que, ao retornar para buscar documentos após a abordagem inicial, seu namorado começou a filmar a ação dos envolvidos, momento em que a administração do shopping interferiu, resultando na queda do celular.

As imagens revelam João pedindo aos seguranças para soltarem seu namorado, seguido por ambos sendo puxados e o empresário sendo contido no chão. A situação ficou mais tensa quando um policial o chutou e um segurança o segurou pelo pescoço, resultando no desmaio de João e na revolta das pessoas ao redor.

A nota da PM detalha que, após o tumulto, o indivíduo agressor foi conduzido à delegacia, onde teria desacatado e ferido um policial. A administração do shopping também emitiu uma nota reiterando que sua equipe de segurança agiu em apoio à ação da PM e garantindo a segurança de seus clientes.

O caso continua sob investigação, e a população exige esclarecimentos sobre o uso excessivo de força durante a abordagem.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp