Polícia

VÍDEO: Vendedor ambulante é agredido e tem mercadoria tomada por fiscais da prefeitura no Pelourinho

Reprodução/Vídeo
Imagens mostram fiscais da Semop tomando produto de vendedor e agredindo homem  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo

Publicado em 15/12/2023, às 06h55 - Atualizado às 10h44   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Um vendedor ambulante foi agredido por três agentes de fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP) na quinta-feira (14) na região do Pelourinho, Centro Histórico de Salvador.

Um vídeo que chegou até a redação do BNews mostra o momento exato da agressão. Nas imagens, é possível ver o momento em que os agentes abordam o vendedor ambulante no local do corrido. 

No vídeo, os três funcionários aparecem tirando satisfação com o vendedor, que está acuado. Um deles toma o queijo coalho que era vendido pelo homem. Ao mesmo tempo, populares que andavam pela rua começam a acompanhar o caso e a protestar contra a abordagem.

Em seguida, um dos fiscais leva a mini churrasqueira usada pelo ambulante enquanto os outros dois agentes, identificados com coletes da Semop, agridem fisicamente o trabalhador.

Através de nota, a Semop afirmou que "repudia todo ato de violência, especialmente envolvendo agentes públicos". De acordo com a pasta, entretanto, a ação foi um "caso isolado". O vendedor, segundo o órgão, não era licenciado pela prefeitura.

"Os agentes de fiscalização seguem um protocolo de conduta e abordagem padrão, logo, as cenas divulgadas pelos veículos de comunicação não traduzem o dia a dia de boa convivência entre os agentes de fiscalização e os vendedores ambulantes licenciados desta capital", disse. Ainda de acordo com a Semop, para "garantir a melhor apuração dos fatos", os agentes envolvidos no caso foram afastados.

"Também informamos que o vendedor não licenciado será chamado para esclarecimento do protocolo de segurança, já que o mesmo utilizava material em total desconformidade e que colocava em risco a integridade física da população, em particular no período de festas de fim de ano com grande aglomeração de pessoas no Centro Histórico de Salvador", finalizou a Semop.

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp