Polícia

Workshop da SSP-BA: Werner acredita que novidade trará melhora para além da segurança pública

Paulo M. Azevedo/BNews
Workshop lançado pela SSP-BA é evento inédito no estado  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo/BNews
Sanny Santana

por Sanny Santana

[email protected]

Publicado em 04/10/2023, às 16h59


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria de Segurança Pública, através da Superintendência de Prevenção à Violência, lançou, nesta quarta-feira (4), o workshop (Re)Alinhando Dados para a Promoção da Paz e de Políticas de Segurança e Prevenção à Violência na Bahia.

O objetivo do workshop é trazer mais clareza aos dados relativos à segurança pública e debater estratégias de prevenção à violência.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Contando com diversos representantes de secretarias, além de instituições como o Fogo Cruzado e a Iniciativa Negra, a abertura do workshop também contou com a presença do secretário da SSP-BA, Marcelo Werner, que falou sobre a novidade. 

Declarando ser um "evento inédito" no Brasil, ele destacou que o workshop visa o diálogo e a clareza.

"Eu sempre me posicionei com muito respeito em relação a todos os dados que são produzidos pelos diversos institutos. Esse seminário que a gente realiza hoje aqui é justamente o diálogo. É importante não só eles entenderem a forma que a gente produz o dado, mas a gente entender também a forma que eles produzem os dados. Tudo isso visando a melhora da coleta do nosso dado, a melhora do processamento e a aproximação dos dados de diversos institutos com os dados da secretaria", ele explica.

"Esse evento é inédito, não conheço outro estado que tenha realizado um evento dessa natureza. A ideia é exatamente de transparência, de diálogo, é melhorar ainda mais os nossos dados, nossos índices, para que a gente possa, a partir dessa melhora, fazer a gestão da política de segurança pública do estado", finaliza o secretário.

O titular da pasta ainda declarou que a melhora dos dados da segurança pública também podem trazer benefícios nas ações policiais.

"A análise desses dados, a partir desse evento aqui, vai ajudar, inclusive, ações, não só ações da segurança pública, não só ações de inteligência, mas ações transversais, ações sociais, de emprego, de renda em relação a comunidades, ajudar a regiões onde há uma maior incidência criminal", opina.

A evolução das forças de segurança, para Werner, é perceptível. Segundo ele, as últimas ações policiais realizadas na Bahia, geraram, entre vários resultados, cerca de 4 mil armas de fogo apreendidas em menos de nove meses. Além disso, a integração das forças estaduais com a polícia federal surtiu bom efeito no combate à criminalidade.

"É lógico que a gente queria que a diminuição fosse maior, mas a gente tem que reconhecer que houve a diminuição, melhora dos índices em relação ao ano passado, mas ainda é o inicio de um trabalho responsável e que conta com apoio de todas as forças de segurança", declarou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp