Política

SAJ: reviravolta entre os candidatos à presidência da Câmara

Ascom/Câmara SAJ
Clima tenso em mais um adiamento de votação na Casa Legislativa  |   Bnews - Divulgação Ascom/Câmara SAJ

Publicado em 14/11/2014, às 08h01   Redação Bocão News (Twitter:@bocaonews)




Sessão tumultuada na Câmara de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo

Na sessão de quinta-feira (13), na Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus (SAJ), apesar dos discursos inflamados e reuniões a portas fechadas, os vereadores não chegaram a um consenso na eleição para a presidência da Casa. Como já foi noticiado pelo Bocão News, duas chapas estavam inscritas inicialmente para disputar o pleito, uma encabeçada por Uberdan Cardoso (PT) pela oposição, e Cristiano Sena, também do PT, pela situação.

Minutos antes do início da sessão, o vereador Luís Almeida Santos (PP), conhecido por Luís do Alto, que estava na chapa da oposição como candidato a vice-presidente, anunciou que aderiu ao grupo do prefeito Humberto Leite (PDT) e saiu como novo candidato à presidência pelo grupo governista, substituindo Cristiano Sena. 

A Câmara é composta por 14 vereadores, onde sete são da situação e sete da oposição. O vereador Albino Martins (PSDB), que passou para a situação recentemente, sofreu um infarto e está afastado, deixando a bancada do prefeito com seis vereadores até a noite de quinta, quando a situação se inverteu.

A mudança repentina de bancada e de chapa do vereador Luís do Alto pegou a todos de surpresa e causou polêmica, já que as mudanças nas leis que regem a eleição da Mesa Diretora cria impedimentos para o novo fato. 

Como a eleição da Mesa exige certas formalidades, como é o caso de lançamento de edital e divulgação no Diário Oficial, o vereador Uberdan Cardoso contestou. “Sinto-me prejudicado. O vereador Luís do Alto, que antes era candidato a vice-presidente na minha chapa, se articulou com o grupo do prefeito e apareceu como candidato a presidente sem informar a ninguém. Sumiu por dois dias, ninguém conseguia falar com ele, agora reaparece na chapa da situação. Sugiro ao presidente da Câmara que suspenda a eleição”, protestou Cardoso.

Os vereadores da bancada governista protestaram quando o presidente Marcos Có (PP) acatou o pedido de Uberdan Cardoso e adiou a votação, argumentando precisar de tempo para avaliar a situação e definir o que muda ou não na Lei Orgânica que rege a Casa, além de reorganizar a chapa da oposição.

Francisco Damasceno, o 'Chico de Dega', e Gilson Bastos, ambos do PDT, questionaram a decisão do presidente da Câmara. “Pode suspender quantas vezes quiser, a presidência já é nossa”, garantiu Bastos.

Por conta dos ânimos alterados, o presidente da Casa, Marcos Có, encerrou a reunião. O vereador ‘Chico de Dega’, nervoso, se dirigiu a Marcos Có e foi contido por seguranças. Com a investida, o presidente sentiu-se mal e precisou ser atendido no gabinete por um médico. Ainda não foi divulgada a nova data da eleição da Mesa Diretora da Câmara. Informações da Ascom da Câmara de SAJ.



Leia também:

SAJ: eleição na Câmara é mais uma vez adiada



Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp