Política

Câmara apresenta projeto que regulamenta comércio de alimentos nas ruas

Imagem Câmara apresenta projeto que regulamenta comércio de alimentos nas ruas
Proposta do vereador Leo Prates terá foco nos 'food trucks', venda feita em veículos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/11/2014, às 06h49   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Leo Prates (DEM) apresentou na Câmara Municipal o Projeto de Lei 24/2014 que para regulamentação de venda de alimentos em logradouros, áreas e vias públicas. O projeto tem como foco o ordenamento dos food trucks (veículos que estacionam em vias públicas para comercializar alimentos e fazem muito sucesso em cidades dos EUA; e agora, em grandes cidades brasileiras. 
"O projeto tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e propiciar oportunidades de formalização do comércio de comida de rua; gerando empregos diretos e indiretos", explica Leo Prates. O projeto abrange ainda a regulamentação de tabuleiros e barracas desmontáveis e explicita a necessidade de higienização e o acondicionamento desses alimentos; proporcionando maior segurança aos consumidores.
Os alimentos embalados para comercialização deverão conter rótulos com: nome e endereço do fabricante, do distribuidor ou importador; data de fabricação e prazo de validade; e registro no órgão competente, quando assim exigido por lei. Segundo Prates, grande parte da população brasileira faz refeições fora de casa, e muitos pertencem à classe C, que busca preço, qualidade e rapidez.
"Essa atividade traz boas alternativas de refeição por um preço atrativo. É um instrumento de inclusão social, pois torna-se uma fonte de renda alternativa aos comerciantes e complementa o abastecimento e a oferta de alimentos em locais pouco servidos de bares e restaurantes. Este projeto vem de encontro a uma estratégia da Prefeitura de promover eventos gastronômicos ", finaliza o democrata. Este ano, a Prefeitura de Salvador promoveu a Feira da Cidade com barracas de gastronomia na Barra, Itaigara, Pituba e Ribeira.

Publicada no dia 20 de novembro de 2014, às 19h30

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp