Política

FHC diz que ‘agora sabe’ a origem do financiamento do PT

Publicado em 03/12/2014, às 09h37   Redação Bocão News (Twitter:@bocaonews)



Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

Após o senador Aécio Neves (PSDB-MG), candidato derrotado nas eleições presidenciais de outubro, afirmar em entrevista à Globo News, no último sábado (29), que não havia perdido nas urnas para um partido político, e sim, “para uma organização criminosa, que se instalou no seio de algumas empresas brasileiras, patrocinadas pelo grupo político que aí está”, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) disse agora saber de onde veio o dinheiro que financiou o PT na campanha. A fala do tucano mineiro refere-se a uma suposta ligação de petistas e pessoas ligadas ao governo com desvios na Petrobras.

A declaração de FHC foi feita na noite de terça-feira (2), após palestra no instituto que leva seu nome, em São Paulo. Avaliando o resultado nas últimas eleições que cravou Aécio com 49% dos votos, Fernando Henrique foi taxativo: “Foi excepcional chegar tão longe, especialmente disputando contra a máquina que tem tanto dinheiro, e que agora a gente sabe de onde vem”. A afirmação do ex-presidente refere-se à suposta propina que teria abastecido as campanhas do PT, PMDB e PP, financiadas por empresas vinculadas à petrolífera.

Processo

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, anunciou, na segunda-feira (1º), que deve processar o candidato derrotado Aécio Neves por conta da declaração. Falcão afirmou que a legenda se prepara para pedir, na Justiça, que Aécio esclareça a acusação. Em seguida, a legenda deve pedir a abertura de um processo no STF (Supremo Tribunal Federal) – por ter foro privilegiado, o senador só pode se tornar réu pela Suprema Corte.

"Já estamos interpelando o senador mineiro derrotado. Em seguida, processo crime no STF", postou o petista em sua conta no Twitter. "O PT não leva recado para casa", acrescentou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp