Política

PCdoB quer mais espaço no governo Rui

Publicado em 04/12/2014, às 12h24   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) manteve a mesma base parlamentar após as eleições, no entanto quer mais espaço no governo Rui a partir de 2015. A sigla elegeu dois deputados federais – Daniel Almeida e Alice Portugal – e três estaduais: Fabrício Falcão, Zó e Raimundo Bobô. Na administração do governador Jaques Wagner, a legenda detinha dos poderes da Secretaria do Trabalho (Setre) e a Secopa. Desta vez, a conversa será a partir destes números.

Em conversa com o Bocão News, o presidente do partido, Daniel Almeida, afirmou que na última reunião com o governador eleito apontou o desejo para aumentar o número de cargos. Uma lista com 10 nomes foi entregue. Esta inclui deputados eleitos, não eleitos e os secretários e diretores atuais. Além das pastas, a legenda comunista administra a Bahiagás, a Bahiafarma, a Sudesb e o Instituo Mauá.

Conforme ainda apurou a reportagem, o PCdoB já requereu uma das pastas com maior orçamento para 2015, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Na estrutura da Sedur está a Conder, que assumirá papel semelhante à secretaria e assumirá importantes obras no ano que vem. No próximo ano, os investimentos para a mobilidade e acessibilidade urbana terão aumento de 154% que deverão viabilizar a linha 2 do metrô e a construção dos corredores transversais da Avenida Paralela. Ainda entram nessa conta, a aplicação de recursos para o programa Minha Casa, Minha Vida, que saltará de R$ 797 milhões para R$ 1,6 bilhão.

Para a Sedur, o indicado é o presidente do partido e deputado federal. Sobre a proposta, o parlamentar titubeou. “Combinamos de que não falaríamos em nomes até que nos reuníssemos essa semana para definir”, disse o comunista ao afirmar que tal reunião ainda não ocorreu.

Articulação

Caso o parlamentar assuma a pasta, o primeiro suplente Fernando Torres (PSD) sentará em uma das cadeiras da Câmara dos Deputados. A articulação para que o ex-secretário da Comunicação, Robinson Almeida (PT), legisle em Brasília ficará impedida ainda pelo segundo suplente da coligação, Davidson Magalhães (PCdoB), que deverá reassumir a Bahiagás para dar espaço ao petista.

Nota originalmente postada dia 3 às 20h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp