Política

Vereadora Aladilce questiona aumento da passagem de ônibus: deveria ter redução

Publicado em 24/12/2014, às 06h17   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp

A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) disparou uma chuva de críticas ao aumento da passagem de ônibus na capital baiana determinado pela prefeitura de Salvador. O reajuste elevará o valor da tarifa dos atuais R$ 2,80 para R$ 3,00 a partir de 1º de janeiro de 2015.

“A prefeitura de Salvador deveria ter feito antes do ajuste uma apuração do custo do sistema de transporte de ônibus. Essa é uma caixa fechada que nunca foi aberta, ninguém tem um balanço do Fundetrans que foi extinto e ninguém sabe quanto tinha lá”, apontou a edil.

“Houve uma desoneração em combustível e em Salvador isso nunca foi revertido para o valor da passagem. Esse reajuste não deveria acontecer, uma vez que muitas capitas reduziram a tarifa, e aqui não. É uma majoração inoportuna e está sendo feita sem a cidade acompanhar a discussão”, criticou.

Outro ponto criticado por Aladilce foi o modo com o aumento foi estabelecido. “Esse assunto deveria ter passado pela Câmara. As coisas continuam sendo feitas de forma autoritárias na cidade, mas a prefeitura diz que não. Nem o Conselho de Transporte foi ouvido. Vou questionar isso, porque a planilha tinha que ser encaminhada a Câmara Municipal e não ocorreu”, avaliou.

Segundo a comunista, “a certeza” é que a cidade “deveria ter redução e não majoração”. Segundo Fábio Mota, secretário de Transporte e Urbanismo de Salvador, o reajuste estava previsto com base no Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) e que Salvador terá 700 novos ônibus equipados com GPS.

Publicada no dia 23 de dezembro de 2014, às 11h52

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp