Política

Caso Neylton: ex-secretário de Saúde será assessor especial de Fábio Vilas Boas

Publicado em 07/01/2015, às 07h33   Redação Bocão News (Twitter: @BocaoNews)


FacebookTwitterWhatsApp

O servidor foi encontrado morto no pátio da Secretaria de Saúde de Salvador em janeiro de 2007

O novo secretário de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Fábio Vilas Boas, nomeou para o cargo de assessor especial do seu gabinete o ex-secretário de Saúde de Salvador, Luís Eugênio Portela Fernandes de Souza. A nomeação foi publicada nessa terça-feira (6) no Diário Oficial da Bahia, coincidentemente, quando completou exatamente oito anos que o servidor municipal Neylton da Silveira morreu nas dependências da secretaria gerida por Portela e as suspeitas eram de que se tratava de uma queima de arquivo.

O corpo do funcionário foi encontrado com marcas de estrangulamento e espancamento, sendo que dois vigilantes foram condenados, fato que não convenceu o Ministério Público, que passou a defender a hipótese ser um crime de mando.

Após o crime, auditorias foram realizadas na secretaria e foram constatadas diversas irregularidades e, assim, Portela se tornou réu em ações na Justiça Federal e na Estadual.

À coluna Tempo Presente, do A Tarde, a promotora Rita Tourinho, do Ministério Público Estadual, afirmou que as ações estão tramitando e ainda não foram julgadas. 

Luis Eugênio chegou à secretaria municipal do governo João Henrique, na época, por indicação do PT e também se tornou alvo em outra ação movida pelo Ministério Público Federal por conta de contrato firmado pela prefeitura com a Real Sociedade Espanhola, então administradora do Hospital Espanhol, onde Fábio Vilas Boas foi diretor.

Leia também:

Caso Neylton da Silveira: vigilantes são condenados

Cinco anos do caso Neylton

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp