Política

Marquinhos Viana questiona presidência do PV e diz que vai acionar a justiça

Publicado em 08/01/2015, às 06h03   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp

O diretório do PV baiano foi modificado em dezembro por decisão da direção nacional do partido e a medida não agradou a alguns membros da sigla no estado. Integrante da legenda, o deputado estadual Marquinhos Viana questiona a atitude tomada pelo presidente nacional do PV, José Luiz de França Penna, que destituiu a diretoria então presidida pelo prefeito de Licínio de Almeida, Alan Lacerda e nomeou outra liderada por Ivanilson Gomes, que já havia dirigido a legenda anteriormente.

Para Marquinhos, a escolha do novo presidente deveria ser feita com votação entre os membros da sigla de “maneira democrática”. “Só em maio que vai ter uma reunião da executiva e lá que deveria discutir a composição do diretório estadual. A [gestão] de Alan Lacerda terminou o mandato no início de dezembro e o presidente nacional recolocou Ivanilson. Não é uma canetada do presidente nacional que vai derrubar todo mundo”, bradou o deputado em conversa com o Bocão News.

Contrariado com a medida, Marquinhos disparou críticas contra a decisão monocrática e afirmou que Penna “quer colocar o partido no controle do prefeito ACM Neto (DEM)”, que tem o PV na sua base aliada na prefeitura de Salvador, inclusive, com a Secretaria de Cidade Sustentável no comando da sigla. Segundo o parlamentar, o retorno da presidência para as mãos de Ivanilson tem "cara de represália" aos verdistas que apoiaram o governador Rui Costa na eleição do ano passado, enquanto a orientação nacional era que apoiassem Paulo Souto (DEM).

O deputado levou, inclusive, sua insatisfação para a tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia, quando relatou o ocorrido aos colegas da Casa durante discurso. "Considerava o Partido Verde um partido ético. Entretanto, agiu de cima para baixo e tirou um presidente que desempenhava um belíssimo trabalho. [...] Passamos de apenas um deputado estadual para dois, ou seja, dobramos a quantidade de deputados e hoje temos sete prefeitos", relatou.

“Alan [ex-presidente] é independente e defende o partido, o que Penna quer é que ACM Neto controle o partido. A insatisfação minha é com a gestão que Ivanilson fez, o partido ficou sem receber o fundo partidário no período de Ivanilson porque a prestação de contas não estava correta”, desafabou. O deputado também afirmou que está se reunindo com o setor jurídico do partido para entrar com uma ação na Justiça pedindo o cancelamento da posse de Ivanilson na presidência do PV.

As críticas sobraram até para a Secretaria de Cidade Sustentável, que foi comandada por Ivanilson Gomes por quase dois anos na gestão de Neto. “Quando Neto escolheu dar a secretaria para o PV, teve uma reunião e ele disse ‘vocês têm quarenta dias para se organizarem, depois vão cumprir metas e o secretário que não produzir precisará pedir para sair ou eu terei que mandar embora’, agora me diga, o que Ivanilson fez à frente da secretaria. Nada. Até o projeto Salvador Vai de Bike, que é uma projeto sustentável, não está na secretaria que ele estava. Isso porque Neto não confia no secretário”, disparou. 

Publicada no dia 7 de janeiro de 2015, ás 11h20

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp