Política

Indicações de Rui Costa contribuem para PT perder maior bancada da Câmara

Publicado em 08/01/2015, às 18h34   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar do PT ter eleito 69 deputados federais contra 66 do PMDB, não iniciará o ano legislativo com a maior bancada na Câmara Federal.  Seis parlamentares eleitos assumiram cargos nos governos estaduais e federal e seus suplentes são de outras siglas. Duas indicações para o secretário de Rui Costa contribuíram para que o PT deixasse de ser a maior legenda da Casa.

Josias Gomes, nomeado secretário estadual de Relações Institucionais, e Nelson Pelegrino, titular da pasta de Turismo estarão de licença e serão substituídos por Davidson de Magalhães Santos (PCdoB) e Fernando Dantas Torres (PSD), respectivamente.

Em Minas Gerais, o PT perdeu três deputados e no Piauí a deputada Rejane Dias, que assumirá a pasta estadual da Educação.  

Com as perdas, o PT terá 63 contra 66 do PMDB, que não teve nenhum deputado federal indicado.

Mesmo ocupando cargos, de acordo com o Regimento Interno da Câmara Federal eles devem assumir a vaga e participar, pelo menos, um dia no mandato para participar da eleição da mesa diretora. Desta forma, na primeira votação do ano, o PT terá o time completo.

Em relação à distribuição dos cargos, PT ainda será considerado maior partido porque elegeu mais parlamentares, seguindo o critério da proporcionalidade.

A preocupação dos líderes da legenda é que, com uma base aliada menor, será mais complicado aprovar temas de interesse do governo federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp