Política

Vereadores esperam Carnaval para definir comando de comissões

Publicado em 05/02/2015, às 16h27   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)



O expediente na Câmara de Vereadores de Salvador iniciou oficialmente nesta semana, mas os trabalhos realmente ficarão para depois do Carnaval quando serão definidas as presidências das comissões. De acordo com o chefe do Legislativo soteropolitano, Paulo Câmara (PSDB), os líderes devem encaminhar os nomes dos pretendentes para as comissões. Após uma reunião com as lideranças de governo e oposição deverão chegar a um consenso.

“Se eles [líderes] agilizarem o processo, podemos definir antes, mas até lá a Casa fica parada, pois não se pode fazer nenhuma votação”, afirmou Câmara. Sobre os pedidos pessoais, o tucano desconversou. “Não posso interferir, é votação, democracia. Vamos conversa”, disfarçou.

O PT já fez dois pedidos: as presidências da comissão de Reparação e a de Planejamento Urbano. O bloco oposicionista ainda solicitou o comando da Constituição e Justiça. Segundo a edil Aladilce Souza (PCdoB) é uma forma de garantir um posicionamento da bancada já que ficaram fora da mesa diretora. “É justo que tenhamos este espaço, além da Finanças, Orçamento e Fiscalização”, aponta.

Porém, a segunda comissão mais desejada da Casa se manterá no comando de Cláudio Tinoco (DEM). Segundo o demista o acordo dentro do partido já está fechado e deve-se manter à frente do colegiado. “Foi um acordo com a presidência e devo continuar na presidência da comissão”, assegurou.

Outro oposicionista que também quer a CCJ é Carlos Muniz (PTN). O edil já se colocou a disposição para comandar o colegiado que mais aprova matérias do Executivo. No entanto, a disputa será acirrada e interferências externas podem acontecer. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp