Política

Câmara acelera votação de proposta que trava fusão de partidos

Publicado em 11/02/2015, às 16h28   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara dos Deputados acelerou, nesta quarta-feira (11), a tramitação de um projeto que dificulta a fusão de partidos. 

De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, apesar da resistência do PT, a proposta ganhou urgência e poderá ser votada em breve diretamente no plenário da Casa, sem precisar passar pelas comissões.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), se aliou à oposição para tentar barrar uma articulação patrocinada pelo Planalto para diluir o peso do seu partido dentro da base de apoio ao governo.

"Queremos coibir a indústria de formação de partido político", condenou o líder do DEM, Mendonça Filho (PE), autor do projeto.

O objetivo da proposta é minar as movimentações do ministro das Cidades e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, trabalha nos bastidores, com o aval do governo, para recriar o Partido Liberal.

Sua intenção é inflar esse novo partido, que já nasceria governista, com deputados da oposição e do PMDB. As regras da fidelidade partidária permitem a migração para novas legendas sem o risco de cassação do mandato.

Criado o PL, a intenção de Kassab seria fundi-lo ao PSD, tornando a legenda, possivelmente, a maior do Congresso Nacional.

Pelo projeto capitaneado pelo DEM, e que conta com o apoio de Cunha, somente será permitida a fusão dos partidos após cinco anos de sua criação.

Se aprovado, o texto praticamente jogaria por água abaixo as articulações para recriar o Partido Liberal, já que seria pouco interessante a um deputado ficar cinco anos em um partido que não teria praticamente nenhum tempo na propaganda eleitoral, o principal trunfo das campanhas políticas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp