Política

Rui nomeia separatista para regular atividade agropecuária na Bahia

Publicado em 11/02/2015, às 19h26   David Mendes (Twitter: @__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp

Ferrenho defensor da criação do Estado do São Francisco, o ex-deputado federal Oziel Oliveira (PDT) será o novo chefe da Agência Baiana de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). 

A ideia defendida pelo pedetista, que chegou a elaborar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) na Câmara Federal quando parlamentar, era desmembrar da Bahia municípios do oeste baiano com alta capacidade produtiva. Nos planos de Oziel, que chegou a tentar emplacar um plebiscito junto à Mesa Diretora da Câmara, o então deputado queria transformar o município de Barreiras na capital do novo estado e cidades como São Desidério, Correntina, Formosa do Rio Preto, Pilão Arcado, Luís Eduardo Magalhães e Cocos deixariam de pertencer a Bahia.

O movimento separatista no oeste ganhou corpo principalmente pela redução nos últimos anos de investimentos por parte do governo do Estado na região, que tem importante participação no Produto Interno Bruto (PIB) do estado com o setor agropecuário.

Conforme informações obtidas pela reportagem, a nomeação de Oziel Oliveira será publicada nesta quinta-feira (12) pelo Diário Oficial do Estado (DOE). A Adab, autarquia vincula à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), pasta também comandada pelo PDT, tem a finalidade de controlar e inspecionar a atividade agropecuária em toda a Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp