Política

Articulação de baianos incluiu estado na 'MP da Fiat'

Imagem Articulação de baianos incluiu estado na 'MP da Fiat'
Imbassahy e ACM Neto foram favoráveis a MP que concede incentivos às montadoras  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/04/2011, às 19h01   Redação Bocão News



Uma articulação do deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB/BA), vice-líder dos tucanos na Câmara Federal, com a bancada nacional do partido possibilitou a inclusão da Bahia no texto da Medida Provisória 512/10, conhecida como a "MP da Fiat", aprovada nesta quarta-feira (13), na Câmara Federal.

A MP concede mais incentivos fiscais à indústria automotiva já instalada se vinculados a projetos com novos investimentos e pesquisa de novos produtos ou modelos de veículos.

A aprovação da matéria, também defendida pelos Democratas, permitirá ao governo baiano oferecer os mesmos incentivos fiscais que a montadora italiana receberá para implantar um novo parque industrial em Suape, Pernambuco.

De acordo com Imbassahy. A bancada tucana mostrou-se totalmente a favor do projeto, considerado de grande importância para o estado. O líder DEM, o baiano ACM Neto, afirmou que a MP 512/10 é uma continuidade da política implantada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que permitiu a instalação da Ford em Camaçari. “Essa medida beneficia a ida de outras empresas automotivas para o nordeste, uma política de descentralização de incentivos”, defendeu.

Segundo Imbassahy, alguns destaques da matéria ainda estão pendentes de apreciação, mas o importante é que a Bahia já tem asseguradas as vantagens previstas pela MP.

Para o deputado tucano, a bancada fez a sua parte, agora cabe ao governador Jaques Wagner a competência para aproveitar os benefícios que o mecanismo pode proporcionar ao estado. “Queremos que a Bahia volte a ser um estado líder na atração de investimentos, geradores de emprego e renda, como foi no passado”, assinalou Imbassahy, não perdendo a oportunidade de alfinetar o governo baiano ao afirmar que nos últimos anos a Bahia tem perdido espaço para Pernambuco.

ACM Neto ressaltou, por sua vez, que o PIB da Bahia avançou 17,7%, enquanto o crescimento médio do país foi de 7,7% entre 2003 e 2005 e que a implantação da Ford ajudou o estado a dobrar seu crescimento em apenas três anos.

O líder do DEM não perdeu a chance também de dar sua estocada no governador Wagner ao lembrar que ele, na época da disputa entre a Bahia e o Rio Grande do Sul pela instalação da Ford, Wagner se posicionou contrário à vinda da montadora para Camaçari, tendo votado contra a proposta. “Aliás, nenhuma deputado do PT votou a favor da ida da Ford para Camaçari”, lembra Neto. 

Construído num tempo recorde  de apenas dois anos, o complexo automotivo da Ford no Nordeste é considerado o maior investimento feito pela montadora no mundo, com recursos que somam US$1,9 bilhão. A fábrica supera a marca de 1,5 milhão de carros fabricados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp