Política

Empresas investigadas na Lava Jato disputam construção do BRT em Salvador

Publicado em 13/03/2015, às 11h34   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Projeto de implantação do BRT em Salvador

A prefeitura de Salvador divulgou, nesta quinta-feira (12), a garantia de recursos para a construção do BRT – transporte rápido por ônibus - na capital baiana. A licitação será publicada na próxima terça-feira (17). A implantação dos “Corredores de Transporte Coletivo Integrado de Salvador – Trecho Lapa – Lip” já possui cinco construtoras pré-qualificadas, dentre elas, duas são investigadas através da Operação Lava Jato, no esquema de corrupção da Petrobras.

Em fevereiro de 2014 foram escolhidas para disputarem o edital de licitação o Consórcio CCCC/ CCIN – Corredor Lapa-LIP; Constran S/A – Construções e comércio; Construtora Norberto Odebrecht Brasil S/A, Construtora OAS S/A e Construtora Queiróz Galvão S/A. Essas duas últimas estão sendo investigadas pela Operação Lava Jato. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Mota, a investigação não impede a participação delas.

Publicação de recursos garantidos

“Elas foram selecionadas antes desses escândalos. Não há nada ainda que impeça a participação delas, pois não há comprovação de participação. No entanto só saberemos qual estará habilitada depois que o edital estiver na rua”, disse ao Bocão News. Segundo Mota, as construtoras podem ou não se colocarem à disposição neste momento.

A primeira etapa da obra corresponde à construção de quatro complexos de viadutos que compreendem as áreas do Iguatemi, Lucaia e dois na região do Parque da Cidade. A execução terá recursos de R$ 826 milhões. O gestor garantiu o início das obras ainda no segundo semestre deste ano. Já a conclusão da obra tem um prazo de 24 meses para então iniciar a implantação do BRT, que terá ligação com o metrô de Salvador.

A via terá 8,7km de extensão numa via expressa que passará pelo canteiro central das avenidas Vasco da Gama, ACM, Juracy Magalhães até o Iguatemi. Segundo a prefeitura, o trajeto será feito em 15 minutos da Lapa à Ligação Iguatemi-Paralela (LIP).

Publicada no dia 12 de março de 2015, às 20h43

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp