Política

Governador apresenta proposta de financiamento da saúde a prefeitos

Publicado em 20/03/2015, às 10h55   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa se reúne na manhã dessa sexta-feira (20) com prefeitos e presidentes de consórcios de municípios baianos para apresentar uma proposta de financiamento da saúde. 
Espelhado em modelo adotado no estado do Ceará, o governo pretende, segundo Rui, levar mais serviços à população, descentralizar a assistência e auxiliar no equilíbrio das finanças dos municípios. "Vamos levar a ideia para os prefeitos e se for aceita, iremos implantar ainda esse ano 10 policlínicas em cada região de consórcio. Com isso, estaremos regionalizando o serviço de saúde", afirmou o governador em conversa com a imprensa antes de entrar para a reunião que acontece fechada no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
"Essas policlínicas terão especialidades como cardiologia, angiologia e endocrinologia", enumerou o secretário de saúde, Fábio Vilas Boas. O secretário também reforçou o modelo de financiamento proposto que pretende desafogar as finanças das prefeituras. "É muito simples, o consórcio entrará com 60% do custo de manutenção dividindo esse valor entre os municípios integrantes do grupo. Por exemplo, 60% de R$ 1 milhão são R$ 600 mil divididos entre cerca de vinte prefeituras. O resto de 40% o estado que vai arcar", explicou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp