Política

Bancada governista vai lavar roupa suja nesta terça (19)

Imagem Bancada governista vai lavar roupa suja nesta terça (19)
Reunião deve acabar com rebelião por novos cargos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/04/2011, às 15h23   Luiz Fernando Lima



O líder da bancada governista na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT) participa de uma reunião preparatória com o secretário de Relações Institucionais (Serin), Cézar Lisboa, na qual devem traçar a estratégia para o encontro com representantes dos partidos da base aliada no Legislativo Estadual (PP, PDT, PSB, PCdoB, PSL), que acontece na manhã de terça-feira (19), em um hotel em Patamares.

Os dois petistas devem afinar as propostas para harmonizar a base após o boicote ocorrido na semana passada. Na oportunidade, parlamentares governistas não compareceram à votação de um requerimento para que o projeto de lei de reforma administrativa do governo do estado tramitasse em regime de urgência urgentíssima.

O que se seguiu à sessão da última terça-feira (12) foi uma série de declarações de “companheiros” insatisfeitos com a divisão dos novos cargos que serão criados com a aprovação da reforma, além da perda de prestígio junto ao governado por conta do inchaço da base.

Para Zé Neto, o que aconteceu ganhou uma repercussão maior do que a merecida. “Pode até ter acontecido um boicote, mas para mim (líder da bancada) não chegou nenhuma reivindicação ou reclamação. Na Serin também não chegou nada”, revelou à reportagem do Bocão News.

Mesmo não reconhecendo o problema ou a intensidade dele, o deputado feirense foi ao encontro de Lisboa para garantir a retomada do clima positivo para o governador Jaques Wagner na Casa.

Em contato com a redação do Bocão News, um dos rebelados da última semana, afirmou que se o requerimento voltar ao plenário a tendência é que seja aprovado. O parlamentar não revelou as razões, mas nos corredores da sede do Legislativo corre que o retorno do governador – que estava na China – somado a algumas concessões prometidas vão garantir o sucesso da manobra petista.


Cenário positivo

Apesar do cenário se apresentar positivo, o líder governista deve se movimentar de forma mais cautelosa nos próximos dias. De acordo com ele, os feriados desta semana podem servir para que o projeto seja analisado com mais calma. “O requerimento já corre em regime de urgência, se for em urgentíssima tramita mais rapidamente, mas vamos avaliar isto”, afirmou.

O parlamentar rechaça às criticas da bancada da oposição sobre a forma de condução do projeto. As declarações de deputados como Targino Machado  (PSC) e Paulo Azi (DEM), na última semana, davam conta de que o governo queria passar o “rolo compressor” e impedir uma análise mais aprofundada da reforma.

Para Zé Neto, o projeto atende a uma necessidade de tornar a administração estadual mais convergente com a federal. “Não acho precipitado porque diz respeito ao estado, é uma alteração que visa alinhar os projetos. Algo mais interno mesmo”, defendeu.

Matérias relacionadas:
Bancada governista sofre primeira derrota na Assembleia

Democracia petista' desagrada aliados


Foto: Edson Ruiz// Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp