Política

Comitiva comprova crime de maus tratos no Zoológico de Itapetinga

Publicado em 09/05/2015, às 12h00   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado Marcell Moraes (PV) esteve, nesta sexta (8), no Zoológico de Itapetinga, conhecido como Matinha, após receber denúncias de que caçadores invadiam o local para matar antas e outros animais. "Pude comprovar que há, sim, maus tratos. A situação é deplorável, as jaulas são apertadas e os animais estão desnutridos. Além disso, não há controle da mortalidade dos animais. O Ministério Público Federal, inclusive, já está ciente do problema", afirmou.

De acordo com Marcell, o veterinário contratado pela prefeitura confirmou que pessoas estão entrando na Matinha para roubar e matar animais. "Não há segurança e os animais estão vulneráveis a qualquer tipo de situação. Há um completo descaso por parte da administração, que não possui nem licença do Inema, nem registro do Ibama. Um total estado de falência".

Segundo a imprensa local, o Zoo estava fechado há 3 anos para uma reforma que nunca aconteceu. Nessa semana, após saber da visita da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, presidida por Marcell, a administração tentou camuflar os problemas. "Não adianta tentar maquiar. O que nós queremos é a solução definitiva dos problemas. Não vou permitir que os animais continuem sendo maltratados", afirmou Marcell, que estava acompanhado do deputado Herzem Gusmão (PMDB), e de integrantes da ONG SOS Animais de Rua de Itapetinga, que o apoia no trabalho de recuperação da Matinha. 

Salvador

Após cobrança feita pelo deputado Marcell, o secretário de Meio Ambiente do Estado, Eugênio Spengler, prometeu melhorar as condições do zoológico de Salvador, localizado no bairro de Ondina, resultando em qualidade de vida para os animais. Entre elas estão a ampliação do aviário, reforma no recinto de felinos e ursos, e a construção de um hospital veterinário. Marcell Moraes prometeu cobrar e acompanhar as promessas. "Não adianta as propostas ficarem apenas no papel, é preciso colocar em prática e estarei cobrando", afirmou. Marcell, juntamente com outros deputados da oposição, visitaram no mês de abril o zoo de Salvador e constataram uma série de irregularidades. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp