Política

Justiça Federal ouve Youssef, Baiano e Cerveró nesta quarta-feira

Publicado em 13/05/2015, às 07h14   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O juiz federal Sérgio Moro vai interrogar, nesta quarta-feira (13), mais quatro réus de um dos processos da Operação Lava Jato. A ação que pauta a audiência realizada na 13ª Vara Federal de Curitiba analisa a culpa do doleiro Alberto Youssef, do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, do lobista Fernando Soares - conhecido como Fernando Baiano - e do empresário Júlio Camargo, em lavagem de dinheiro.
Esta será a primeira vez que Baiano vai prestar depoimento à Justiça, desde que se tornou réu. Ele foi preso em novemebro de 2014, quando a Polícia Federal deflagrou a sétima fase da Lava Jato. Contudo, este processo faz parte da oitava fase da operação, quando Cerveró foi preso.
Baiano é apontado pelo Ministério Público Federal (MPF) como o operador do PMDB no esquema de pagamento de propinas a funcionários da Petrobras. Segundo as investigações, parte dos valores entregues a funcionários do alto escalão era dividida com os partidos que os indicavam para os cargos na estatal.
Os outros três réus já foram ouvidos em outras oportunidades. Youssef e Camargo fizeram acordos de delação premiada com a Justiça. Em troca de reduções nas eventuais penas, eles têm que colaborar com as investigações, fornecendo detalhes e provas do envolvimento de outros criminosos no esquema. Se as provas que eles oferecerem não levarem a nenhum benefício real às autoridades, eles podem perder as vantagens do acordo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp