Política

Políticos baianos travam briga com PP nacional por cargo na Codevasf

Publicado em 14/05/2015, às 07h54   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O cargo do presidente Elmo Vaz, da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), está no centro de uma guerra declarada. O atual gestor foi indicado pelo ex-governador da Bahia e agora ministro da Defesa, Jaques Wagner (PT), sendo referendado pelo atual governador Rui Costa (PT).

No entanto, a presidência órgão caiu na ambição de outro político nordestino, o senador piauiense Ciro Nogueira, presidente nacional do PP. De acordo com a coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, Nogueira tem chantageado a presidente Dilma Rousseff (PT), ameaçando retirar o apoio ao governo federal em votações no Congresso, caso não tenha o pleito atendido.

A trupe dos políticos governistas entraram em campo para evitar que Elmo deixe  Codevasf. Wagner, que viajava pela Europa, retornou nessa quarta-feira (13) pela tarde e à noite se reuniu com Dilma para tentar reverter a derrota. Rui Costa, por sua vez, ligou para o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante com o mesmo intuito. O senador Otto Alencar (PSD), aliado dos governos estadual e federal, fez o mesmo que Rui. Já o vice-governador, João Leão, presidente do PP na Bahia, afirmou que o seu partido se sente representado com Elmo na Codevasf.

Sob os comandos da companhia estão projetos importantes para a Bahia como o Baixio de Irecê, que havia sido engavetado por 20 anos no órgão que tradicionalmente era comandado por pernambucanos. O governador Rui Costa tem ainda na Codevasf o projeto Canal do Sertão, orçado em R$ 4 bilhões, que é uma das suas postas para o seu mandato. Passam também pela entidade as ações de revitalização do rio São Francisco.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp