Política

"Segurança pública não é apenas armamento", afirma Bebeto durante CPI

Publicado em 16/05/2015, às 08h23   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O município de Itabuna recebeu nesta sexta-feira (15) uma audiência pública realizada pela CPI da Câmara dos Deputados, que investiga as causas da violência, assassinatos e desaparecimentos de jovens negros e pobres no Brasil. É a conhecida CPI do Extermínio da Juventude Negra, que tem três deputados federais baianos como membros: Bebeto (PSB) Davidson (PCdoB) e Bacelar (PTN).
Na avaliação do deputado socialista Bebeto, que é militante do movimento negro, o resultado da audiência em Itabuna teve um saldo positivo, pois foram relatados inúmeros casos de violência e assassinatos contra jovens, a maioria negros e moradores de periferia, que estão a espera de resolução judicial, a exemplo do emblemático caso do menino Nadson Almeida, de 14 anos, que morreu no ano passado durante uma operação policial. Além disso, Bebeto destaca a expressiva participação da juventude organizada, que levou o clamor da sociedade em repúdio à impunidade e à falta de políticas públicas de combate à violência.
Além do caso do menino Nadson, outros casos de violência da cidade serão acompanhados pela CPI, como o desaparecimento da jovem Clébia Lisboa, que está sem solução desde 2011, e sobre o caso de Rayluciene Castro Nery, assassinada em 2009 com um tiro na boca.
O deputado Bebeto voltou a criticar o modelo de segurança vigente no Brasil, que segundo ele, é um dos principais violadores dos direitos humanos, uma vez que só prioriza o aparelhamento, o encarceramento e o enfrentamento. "Mas segurança pública não é apenas armamento, efetivo e confronto. É preciso investir em políticas públicas, na inteligência da polícia, mas sobretudo em ações sociais, educação e oportunidades", comenta Bebeto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp