Política

Assessor especial do Minc fica surpreso com casas demolidas no Centro Histórico

Publicado em 31/05/2015, às 17h54   Rodrigo Daniel Silva (Twitter: @rodansilva)


FacebookTwitterWhatsApp

Uma equipe do Ministério da Cultura (Minc) deve desembarcar nesta segunda-feira (1º) em Salvador para conversar com a prefeitura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sobre os casarões demolidos, no Centro Histórico de Salvador. Neste domingo (31), um assessor especial do Minc, Armando Almeida, visitou a Ladeira da Conceição da Praia quando moradores protestavam em defesa do Centro. 
Na ocasião, o assessor evitou falar sobre “o modelo de atuação violento” que, segundo os moradores, o Iphan e prefeitura têm adotado para retirar famílias da localidade. Ainda segundo eles, os órgãos derrubaram 31 casarões no Centro. Destes, quatro na Ladeira da Conceição. Ao todo, segundo os manifestantes, 71 famílias foram afetadas.
“É uma temeridade falar de algo que não temos conhecimento ainda”, disse o assessor. Mas, ressaltou que “ficou surpreso” com número de casas demolidas na Ladeira da Conceição da Praia.  
Mais cedo, a secretária de Cidadania e Diversidade, Ivana Bentes, que representa o MinC, disse que é preciso uma "discussão ampla" antes de tomar alguma medida. "Recebemos ontem um pedido da presença do Ministério da Cultura neste ato [em defesa do Centro Histórico de Salvador]. "Mas, primeiro é preciso entender que os nossos órgãos [como o Iphan] têm que defender, proteger e preservar os patrimônios históricos", disse.
"Nós não tínhamos informações sobre isso", acrescentou. A gestora ressaltou que ficou "muito triste" ao ver o patrimônio da capital baiana destruído. 
Leia mais:
Hilton diz que Prefeitura e Iphan querem beneficiar setor imobiliário
Silvio Humberto diz que prefeitura quer "aburguesar" Centro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp