Política

Relatora aponta irregularidades, mas aprova contas de Jaques Wagner

Publicado em 02/06/2015, às 22h36   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)



A relatora das contas do ex-governador Jaques Wagner, referentes ao exercício de 2014,conselheira Carolina Costa, apontou diversas irregularidades no processo. As contas do ex-gestor foram aprovadas pelo pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesta terça-feira (2). Apesar das lacunas, a conselheira votou pela aprovação com ressalvas da matéria.

A conselheira explicou o voto. Disse que as ressalvas foram feitas minunciosamente, com níveis de gravidade variados. “O espírito que norteou a produção do trabalho relatado foi a crença de que a função precípua do controle externo persiste no aprimoramento da gestão pública”, argumentou.

Segundo a relatora, o orçamento do Estado em 2014 foi de R$ 97 bilhões, e com este volume é preciso ponderar algumas lacunas. “A gente não pode perder de vista que em relação ao exercício de 2014, o orçamento foi da ordem de 97 bilhões de reais. Portanto, qualquer análise crítica a ser feita deve passar primeiro por um juízo de critérios referenciais. Quando se tem um orçamento tão grande você também precisa ponderar o valor das irregularidades”, explicou.

O voto favorável da relatora recebeu algumas críticas do conselheiro Pedro Lino, único a rejeitar as contas do ex-governador. “Carolina é muito nova ainda, mas se ela apontou diversas irregularidades, das quais visualizei também, como é que opina pela aprovação?”, questionou.

Matérias relacionadas:

Últimas contas de Jaques Wagner são aprovadas pelo TCE
Contas JW: não me sentiria humano se votasse a favor, rechaça Pedro Lino

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp